Quando se fala em Cidade Educadora é comum vincular o conceito a Escolas e Universidades. Esta relação, além de parcial, é minimizadora da potência da ideia. Cada município que adere à Associação Internacional de Cidades Educadoras assume que a educação é responsabilidade de toda a sociedade.
Os 20 princípios que constituem a Carta das Cidades Educadoras oferecem um roteiro para construir cidades que educam ao longo da vida, amigáveis, acessíveis, dinâmicas, sustentáveis, saudáveis, inclusivas, participativas, justas e criativas. A este ponto já estão claros os motivos pelos quais os espaços formais de ensino não dão conta do recado sozinhos. E nem deveriam, afinal, é uma gama tão grande de possibilidades que somente se efetivarão com a participação de todos. Trata-se de um compromisso com a exploração da dimensão pedagógica dos equipamentos sociais, urbanos, culturais, de esporte e de lazer. Na Cidade Educadora, todos estão empenhados na transformação da cidade em um espaço de respeito pela vida em um processo contínuo que se constitui como uma verdadeira agenda para o futuro da cidade.
Em abril de 2021, Passo Fundo passou a integrar a Associação de Cidades Educadoras e várias frentes já estão em movimento: A Escola das Profissões ligada à capacitação profissional; a Escola Pública de Música Yamandu Costa, originando outras Escolas Públicas articuladoras de agentes sociais em torno da educação na área de sustentabilidade, trânsito, mídia e comunicação, arte e criatividade, dentre outras. Entretanto, a ação mais disruptiva dentre todas é, sem dúvida, a Missão Cidade Educadora!
A Missão consiste na oferta de um intercâmbio cultural internacional, supervisionado e custeado pelo Poder Público para alunos regularmente matriculados no 7º ano da Rede Municipal de Ensino. Em maio de 2023, cinco alunos, seus responsáveis e professores estarão embarcando para Barcelona, berço das cidades educadoras, com o intuito de conhecer equipamentos públicos da capital catalã que representam os princípios da carta e apresentar as ações de Passo Fundo.
Em 2022, foram selecionados quatro alunos de cada escola em duas fases: A primeira, que selecionou 140 estudantes oriundos das 35 escolas de ensino fundamental da rede, tomou por base as notas dos alunos em todos os componentes curriculares e as suas notas na avaliação diagnóstica própria da rede municipal. A segunda fase consistiu num hackathon realizado em novembro durante o Festival de Ciência, Inovação e Tecnologia que selecionou um aluno de cada área do conhecimento: Matemática, Linguagens, Ciências Humanas e Ciências Naturais.
O 5º aluno foi selecionado com base no sistema de gamificação das escolas públicas municipais. Em 2022 a Escola Helena Salton - maior pontuação entre as escolas, conquistou o direito de levar sua diretora, sua coordenadora pedagógica e a aluna com o melhor desempenho do 7º ano! E o melhor, a Missão Cidade Educadora foi instituída por lei e está garantida para os próximos anos!