Morreu na noite de domingo (16) o sapo-cururu que estava em tratamento após ter sido encontrado com a boca colada no bairro São Cristóvão, em Passo Fundo.
O animal era atendido no Hospital Veterinário da Universidade de Passo Fundo (UPF) desde o último dia 4 e havia passado por uma cirurgia no estômago.
De acordo com a médica veterinária Michelli Ataide, que atendeu o anfíbio, uma moradora recolheu o animal do quintal de casa e buscou atendimento após estranhar o comportamento do animal.
Além da cola, o animal estava desidratado, desnutrido e com "impacto importante" no sistema digestório. Ele foi submetido a uma cirurgia de abertura do estômago para remoção de corpo estranho que causava a obstrução.
Ainda conforme a médica veterinária, a cirurgia era de risco e mesmo o acompanhamento não foi suficiente para salvar a vida do animal:
— Não sabemos se, caso esse anfíbio tivesse sido encaminhado antes, as chances seriam diferentes. Mas o tempo de obstrução do estômago seria menor e os riscos também diminuiriam.
O caso é investigado pelo Ministério Público como maus-tratos. A morte do animal pode aumentar a pena do crime.