Um homem morreu afogado na tarde deste domingo (15) em Passo Fundo. O caso ocorreu por volta das 16h, na região da Pedreira da São José. A vítima ainda não foi identificada.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o homem, junto de outras pessoas, estaria pulando da barreira de pedras no momento do acidente. A vítima teria subido a uma altura de 20 metros, e então, se jogado na água. O acesso à pedreira não é permitido.
Relatos de testemunhas apontaram que o homem pulou, voltou para a superfície, mas não conseguiu sair da água. Antes de se afogar, ele teria pedido socorro. A suspeita é de que ele tenha se lesionado por conta da altura do pulo.
Mergulhadores dos bombeiros foram até o local. O corpo da vítima foi encontrado nas proximidades, a cerca de 29 metros de profundidade.
Local de acesso proibido
O acesso à Pedreira da São José, uma área militar, é proibido, e o local não é considerado seguro para banho. Há placas advertindo o público de que não é permitido entrar na área de 30 hectares e que não há guarda vidas.
— Essa é uma área particular, não é uma área de lazer. A orientação é de que a população procure se divertir somente em locais que sejam adequados para essa prática —, adverte o capitão do Corpo de Bombeiros, João Fornasier.
Embora as autoridades alertem sobre os perigos e proibições, uma média de 10 pessoas são flagradas no local pela polícia nos finais de semana. O lago possui uma profundidade média de 50 metros, mas, em alguns pontos, pode chegar a 100 metros.