O Atlântico terá uma maratona de jogos pela frente. Entre este sábado (15) e terça-feira (18), o Galo disputará quatro confrontos por três competições diferentes: Série Ouro, Liga Nacional de Futsal (LNF) e Gauchão de Futsal. Será uma média de um duelo a cada 19 horas.
Os primeiros dois desafios da sequência são no fim de semana, pela Série Ouro: no sábado, às 17h, o Atlântico enfrenta a UFSM, em Santa Maria. Já no domingo, no mesmo horário, o duelo é contra o Jaguari, também fora de casa. Segunda-feira, o time entra em quadra pela LNF, em partida com o Umuarama, no Paraná. Já na terça é dia de estreia no Gauchão de Futsal. De volta ao Caldeirão do Galo, o clube recebe o Santa Rosa para a primeira partida da competição, a partir das 20h.
O acúmulo de jogos se dá em razão das competições terem sido paralisadas ou início prorrogado — caso do Gauchão que teria início em maio — por conta da chuva que atingiu o Rio Grande do Sul. Neste mês, o Galo encaixou 12 confrontos no calendário, mas esse número será ainda maior em julho e agosto que, inclusive, terá rodada dupla, de dois duelos em um dia.
— Nós tínhamos uma organização para todas as competições, mas por conta dos adiamentos, sobrecarregou muito os meses de mês de junho, julho e agosto. Com todo esse número, precisamos priorizar os atletas com descanso, já que são viagens longas e eles precisam dar conta e suportar esse calendário — destacou o supervisor de futsal do Atlântico, Elton Dalla Vecchia.
Para dar conta dessa maratona, a direção precisou dividir os jogadores e comissões técnicas do elenco profissional e de base, visto a impossibilidade de deslocamento para as quatro cidades em sequência. Nos dois primeiros jogos, a equipe sub-20 representará as cores do clube, com a supervisão do técnico Vanildo Neto. No terceiro, o time principal será comandado por Paulinho Sananduva que, no quarto, irá escalar os jogadores que estiverem com maior condição física.
Responsabilidade para o sub-20
A equipe sub-20 do Galo fará sua estreia neste fim de semana. O grupo foi montado para jogar a Talentos LNF, competição de base da Liga Nacional que será disputada pela primeira vez nesta temporada. Ela teria início neste mês, mas foi adiada para julho. Assim, os jogos de sábado e domingo servirão de teste, mas, principalmente, para que muitos atletas sintam a responsabilidade de representar o time adulto.
— Claro que o nosso objetivo maior é diminuir a carga de jogos do time adulto, já que se eles chegarem em todas as finais, serão mais de 100 jogos no ano. O segundo ponto é que assim podemos dar uma bagagem para os meninos disputarem a Talentos, fazendo com que eles tenham condições de competir em alto nível, já que teremos adversários de tradição como Magnus, Esporte Futuro e Joaçaba. Além disso, faz os meninos da casa terem uma oportunidade na equipe adulta daqui para frente, para o clube não ter que ir ao mercado e pagar um valor para alguém de fora, já que pode ter talentos aqui mesmo — destacou o técnico e coordenador do projeto do projeto sub-20, Vanildo Neto.
O comandante frisou que o elenco está preparado para conquistar bons resultados nos confrontos pela Série Ouro, na qual o Atlântico é vice-líder do Grupo B, com duas vitórias em dois jogos. A UFSM, um dos adversários, está na liderança da chave, com nove pontos.
— Temos toda a estrutura do adulto à disposição, então isso facilita o processo. Estamos desde fevereiro fazendo a pré-temporada e treinamentos com a equipe principal, então, chegamos fisicamente muito forte. Será um jogo de cada vez, mas temos o entendimento que serão adversários difíceis. Teremos que moldar algumas situações a nosso favor para desconfortar ao máximo as equipes rivais — concluiu o técnico.