Coincidência ou não, o Colosso da Lagoa foi o último estádio do Rio Grande do Sul a receber um jogo com público, antes da pausa das equipes gaúchas em decorrência da chuva que atingiu o Estado em maio e, também, será o primeiro a reencontrar seus torcedores após a retomada das competições.
O reencontro ocorre em Erechim nesta quinta-feira (30), às 16h, quando o Ypiranga recebe o Figueirense, pela quarta rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. A data marca praticamente um mês desde a última partida antes da paralisação, realizada em 1º de maio, quando o Canarinho venceu o Athletico Parananese, de virada, por 2 a 1, pela Copa do Brasil.
Na mesma data, outra partida pelo campeonato precisou ser adiada: Internacional e Juventude. No início do mês, algumas cidades do Rio Grande do Sul já eram assoladas pelas chuvas que, posteriormente, causaram o maior desastre natural vivida pelos gaúchos. O jogo em Erechim, diferentemente de Porto Alegre, só aconteceu porque a Capital da Amizade não era uma das que estavam em estado de alerta.
Assim, o último estádio gaúcho a encontrar seus torcedores nos últimos 30 dias, também será o primeiro a reencontrar. Isso porque a partida entre São José e Volta Redonda, que aconteceu nesta quarta-feira (29), no Passo d'Areia, foi com portões fechados. Após decisão do Ministério Público, o Zeca precisou jogar sem presença de público, visto que não teria efetivo policial disponível para atender a demanda.
Treinamentos em Erechim
Justamente por não ter sido impactado diretamente pela chuva, o Ypiranga seguiu com os treinos normalmente em Erechim ao longo da paralisação do futebol. Durante o período sem entrar em campo, o Canarinho disputou dois jogos-treinos, ambos contra equipes que disputam a Divisão de Acesso gaúcha. No primeiro, venceu o Gaúcho por 1 a 0 e, no segundo, superou o Passo Fundo por 2 a 1.
O confronto diante do Figueirense, nesta quinta-feira, será o primeiro dos cinco que o time auriverde terá de recuperar por conta da pausa. Os outros quatro são contra Náutico, Caxias e Aparecidense, pela Série C, e contra o Athletico Parananese, pela Copa do Brasil.