A CBF confirmou na noite desta terça-feira (30) o adiamento da partida entre Inter e Juventude, ida da terceira fase da Copa do Brasil. O jogo estava marcado para as 21h30min desta quarta-feira (1º). A entidade, assim, acolhe um pedido do governo do Estado para que o confronto fosse disputado em outra data.
A CBF já informou que o duelo ocorrerá em 10 de maio, sexta-feira, às 21h, no Beira-Rio. De acordo com a nota da entidade, "a decisão foi tomada em consonância com o apelo do Governador e visa prioritariamente resguardar a segurança e a integridade física de todos os envolvidos no espetáculo esportivo, incluindo jogadores, comissão técnica, árbitros, torcedores e demais profissionais".
No começo da noite de terça-feira, a Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil enviou oficio à Federação Gaúcha de Futebol (FGF) solicitando o adiamento do jogo. O documento aponta como razão para o pedido os "elevados volumes pluviométricos já registrados em nosso Estado, os quais já fizeram com que diversas pessoas tivessem que deixar suas residências devido as forças da natureza".
Mais ou menos no mesmo momento, o Juventude abortou a tentativa de chegar a Porto Alegre. A viagem da delegação estava programada para ocorrer após o almoço, mas teve de ser adiada para as 18h. O clube recebeu um comunicado da Polícia Rodoviária Federal (PRF) por conta de bloqueios nas rodovias devido às fortes chuvas. A delegação saiu de Caxias do Sul somente por volta das 18h, com previsão de realizar a viagem até a Capital em um deslocamento de, ao menos, três horas.
O itinerário foi alterado. A nova rota passaria por Carlos Barbosa, depois Garibaldi, Estrela até chegar à BR-386. Porém, a delegação retornou à Serra em virtude da queda de uma barreira entre Boa Vista do Sul e Teutônia.
Até o fim da noite de terça, a Defesa Civil confirmava cinco mortes provocadas pela chuva no RS. Outras 18 estão desaparecidas. Cerca de 300 pessoas estão fora de casa e ao menos 76 municípios registraram estragos.
Confira a nota da CBF
Em virtude das condições climáticas adversas no Rio Grande do Sul, a CBF transfere o confronto entre Internacional e Juventude, no Beira-Rio, marcado para a noite desta quarta-feira (1º), pela Copa Betano do Brasil, para o dia 10 de maio.
As intensas chuvas, com um índice pluviométrico de 300mm, tornaram inviável a realização do evento esportivo por motivo de força maior.
A decisão tomada em consonância com o apelo do Governador visa prioritariamente resguardar a segurança e a integridade física de todos os envolvidos no espetáculo esportivo, incluindo jogadores, comissão técnica, árbitros, torcedores e demais profissionais.
A CBF, em sua condição de zeladora do futebol nacional, reitera seu compromisso com o bem-estar dos participantes e agradece a compreensão de todos os aficionados pelo esporte.