O Ypiranga fez valer o fator casa e venceu o CSA por 3 a 1, na estreia da série C do Campeonato Brasileiro neste sábado (20). Essa foi a terceira vitória do ano e, diferentemente do que foi o início da temporada, animou os torcedores presentes no Estádio Colosso da Lagoa.
Após avançar na Copa do Brasil eliminando o Porto Velho, o treinador Thiago Carvalho teve 38 dias de trabalho para reorganizar o elenco do Ypiranga. E pelo desempenho que os jogadores apresentaram diante da equipe alagoana, deu resultado.
— Acho que foi nítido o nosso desejo de vencer, de ser um time agressivo, fizemos muito isso e eu gostei bastante. Então, quando falamos em tempo de trabalho, que foi isso que aconteceu durante essa mini pré-temporada, dá para entendermos todas essas situações, de ter preparo para sermos intensos no jogo. Precisamos trabalhar isso, mas não só da parte física, mas da parte psicológica também, de entender, acreditar e ser corajoso — declarou Carvalho.
Ele ainda comentou as características do time:
— Esse time é a minha cara. Quando eu cheguei ao Ypiranga falei que queria um estilo de jogo mais propositivo e eu estou adaptando isso.
O treinador avaliou o que precisa ser melhorado para os próximos confrontos:
— Eu não consegui executar a velocidade da bola, porque o campo é um pouquinho mais alto e mais pesado. Vou usar outras ferramentas para que a gente seja forte dentro de casa, porque como já disse, eu tenho uma ideia de jogo e sou muito convicto nela. Acredito que talvez num campo fora vamos jogar até melhor do que jogamos aqui, mas estrou sempre tentando adaptar. Tem muitas coisas que vamos melhorar, mas pelo primeiro jogo, pela ansiedade, pelo desejo e necessidade de ganhar, eu fico muito feliz.
Das cinco contratações feitas pelo clube após o Gauchão, três estrearam. O ponta-direita Reifit foi titular, enquanto Caio Mello e Mirandinha entraram na segunda etapa. Para Carvalho, é fundamental a chegada desses atletas, também para reverter a má impressão deixada durante o Campeonato Gaúcho, no qual o clube escapou da queda na última rodada.
— De todas as contratações, o Reifit e o Caio Mello foram os atletas que chegaram antes, então eles receberam mais informações que os demais e estavam prontos para atuar. O Mirandinha, por exemplo, não era um atleta que nós íamos utilizar hoje (sábado), porque foi o último a chegar, mas o jogo pediu velocidade e eu coloquei ele. Eu vou usar todos os atletas da melhor maneira possível. Tem vários atletas que estamos recuperando bem e é muito mérito do trabalho e esforço deles — explicou.
— É um ano importante para o clube, mas também é um ano importante para nós, porque podemos reverter o que as pessoas pensam da gente e isso é legal — concluiu.
Na próxima rodada da série C, o Ypiranga viaja até o Paraná. No próximo domingo (28), enfrenta o Londrina, às 16h30min, no Estádio do Café.