Esta será a nona temporada consecutiva do Ypiranga na Série C do Campeonato Brasileiro. Depois de bater algumas vezes na trave, o maior objetivo do Canarinho no ano em que completa seu centenário de fundação é conquistar o acesso à Série B, competição que nunca disputou. A estreia será no sábado (20), às 19h30min, diante do CSA, em Erechim.
Após de se livrar do rebaixamento no Campeonato Gaúcho, o Canarinho garantiu vaga para a terceira fase da Copa do Brasil. Nos bastidores, a vitória diante do Porto Velho serviu como ânimo para a disputa da terceira divisão nacional. Portanto, o clube quer melhorar o desempenho de duas vitórias em 13 jogos, para assim, conquistar uma das oito vagas ao quadrangular final e sonhar com o tão esperando acesso à Série B.
— A Série C é um campeonato longo, com adversários difíceis. Temos confrontos em todas as regiões do Brasil, com logísticas mais difíceis do que outras. Então é fundamental que a gente faça bons jogos dentro da nossa casa. Vamos começar encarando o CSA no Colosso da Lagoa e estamos trabalhado muito para essa primeira partida, para começar o campeonato com o pé direito —disse Mossoró, que está na sua quarta temporada no Ypiranga.
Durante o período de intertemporada, o Canarinho disputou três amistosos. No primeiro, o time comandado por Thiago Carvalho venceu o Passo Fundo por 2 a 1. Na sequência, empatou dois, um em 1 a 1 com a Chapecoense e finalizou o outro em 0 a 0 diante do Concórdia.
— A gente tem se preparado bem, a equipe vem bastante focada para a Série C. O nosso grupo está fechado. A gente vai encarar a competição jogo a jogo, a começar pelo CSA — frisou Mossoró.
Saídas
Três jogadores deixaram o Ypiranga após da disputa do Estadual. O primeiro foi o lateral-direito Lucas Lopes, seguido pelo atacante Gabriel Lima e o meio-campista Karl.
Reforços
Até o momento, cinco nomes foram divulgados pela direção do Canarinho. Desses, dois são meio-campistas: Caio Mello, que estava no Santa Cruz, e Caio Vitor, que chega por empréstimo do Volta Redonda; e dois atacantes: Reifit, ex-Oeste, e Mirandinha, vice-campeão paranaense pelo Maringá. Completa a lista o zagueiro Mendonça, ex-Uberlândia.
Time-base
Alexsander; Gedeílson, Windson, Fernando e William Gomes; Uchoa, Lucas Marques e Taddei; Jhonatan Ribeiro, Mateus Anderson e Édson Cariús (Zé Vitor).
Elenco
- Goleiros: Alexander, Edson, Alan e Marcão
- Laterais direitos: Yohan e Gedeílson
- Laterais esquerdos: Foguinho e Guilherme Santos
- Zagueiros: Heitor, Windson, Willian, Fernando e Mendonça
- Meias: Mossoró, Dudu, Clayton, Alisson Taddei , Lucas Marques, Anderson Uchôa, Caio Mello e Caio Vitor
- Atacantes: Fabião, Wanderson Jordão, Jhonatan Ribeiro, Mateus Anderson, Fabrício, Amarildo Júnior, Reifit e Mirandinha
- Centroavante: Edson Cariús e Zé Vitor