Alívio. Essa foi a palavra mais dita por comissão técnica e dirigentes do Ypiranga, neste sábado (2). O empate em 0 a 0 diante do Brasil de Pelotas e resultados paralelos resultaram na permanência do Canarinho no Gauchão 2025. A vitória do Caxias sobre o Novo Hamburgo, por 1 a 0, e o 0 a 0 do Avenida com o São José decretaram a queda do time anilado.
— O meu objetivo, desde que cheguei, era avançar de fase, mas nos últimos dias, vinha falando que o momento era de a gente sair dessa situação, que era o que mais interessa para o clube e para a cidade. Conseguimos sair. Eu, particularmente não consigo comemorar, porque eu sonho coisas grandes. Eu sonho muitas coisas positivas aqui no Ypiranga — frisou o treinador Thiago Carvalho.
O Ypiranga encerrou sua participação no Estadual na nona posição, com 10 pontos — sete empates, três derrotas e uma vitória. Para o comandante, que assumiu o time na sexta rodada da competição, muitas coisas precisam ser mudadas e treinadas para que o elenco apresente um futebol dentro das características que espera: propositivo.
— Eu consigo tirar muito mais que tudo o que foi apresentado desde a minha chegada, em todos os aspectos do time. Dentro do possível, fizemos muitas coisas. É questão de dedicação, todo mundo se dedicou, eu não posso reclamar nada disso, mas de fato, faltou qualidade para fazer gol. Isso é algo que estamos pecando, e é um ponto importante pra eles, eu sei. Tem coisas que você não precisa nem cobrar, porque o atleta se cobra também. E pelo momento que a gente passou durante o campeonato, tudo isso foi virando uma bola de leve e ficando mais difícil — analisou.
O Ypiranga volta a campo no dia 13 de março, contra o Porto Velho, pela segunda fase da Copa do Brasil. Já a Série C começa em 21 de abril. Até lá, Thiago promete uma reconstrução interna.
— O Ypiranga é maior do que todo mundo, e sempre vai ser. O meu trabalho aqui será juntar tudo e reconstruir, talvez. Essa é a palavra que está na minha cabeça desde que eu cheguei. No geral, quero fazer um time mais competitivo, para vencer todos os jogos. Eu sonho em classificar, em vencer uma Série C. Agora eu terei tempo para trabalhar e esse tempo pra mim será muito importante, porque eu posso, de fato, tirar tudo de todos, fazer um time mais competitivo, melhorar tudo dentro de campo, pra que a gente possa vencer — disse.