Depois do título da Recopa Gaúcha sobre o Grêmio, o São Luiz não terá muito tempo para comemorar. No sábado (2), às 16h30min, o Rubro tem um duelo importante pela última rodada da primeira fase do Gauchão contra o Santa Cruz, em casa. A partida vale a fuga contra o rebaixamento e uma vaga nas quartas de final para o time de Ijuí.
No entanto, o São Luiz enfrenta um rival que já está rebaixado e terá a seu favor o retrospecto positivo dentro de casa. Já são 28 partidas de invencibilidade jogando no Estádio 19 de Outubro.
Para evitar o rebaixamento
Quatro times lutam contra uma das vagas para o rebaixamento: Avenida, Ypiranga, Novo Hamburgo e São Luiz. Dentre eles, o Rubro é o que está com a situação mais tranquila. O time está em 8º lugar com 10 pontos. Se vencer na última rodada, está livre. Caso fique no empate ou seja derrotado, será preciso que os seus três adversários vençam os seus jogos para puxar o São Luiz para o Z-2.
Para se classificar
Os mesmos quatro times que brigam para não cair, também são os únicos que lutam pela última vaga nas quartas de final. O São Luiz depende só das suas forças para garantir a classificação. Se vencer o Santa Cruz, garante a vaga.
Em caso de caso de empate, ou derrota, terá que torcer por tropeços do Novo Hamburgo, Ypiranga e Avenida.
Se garantir a classificação, independentemente da vitória ou do empate, o certo é que o time ficará na 8ª colocação. Desta forma, o adversário nas quartas de final será o Inter, que já tem a liderança da primeira fase garantida. O duelo será em jogo único, no Beira Rio.