O São Luiz conseguiu um feito que ficará marcado nos seus 86 anos de história. O Rubro venceu o Grêmio por 2 a 0, em Ijuí, e ficou com o título inédito da Recopa Gaúcha.
A taça da Recopa reúne os dois atuais campeões do Gauchão e da Copa FGF, que disputaram o título em jogo único. Essa pode ser considerada uma revanche para o São Luiz, pois no ano passado, as equipes decidiram esse título, na Arena, e na estreia de Suárez pelo Grêmio, que goleou por 4 a 1.
O título dá um novo ânimo para o Rubro, que no sábado (2) terá a última rodada do Gauchão contra o Santa Cruz. A vitória é necessária para fugir do rebaixamento e conseguir a classificação para as quartas de final. Além disso, o resultado pela Recopa Gaúcha mantém um tabu. O time de Ijuí não perde em casa há 28 partidas. A última derrota aconteceu em junho de 2022.
Rubro na frente
O São Luiz começou o jogo ameaçando o Tricolor. Em tentativa de cruzamento de Marcio Duarte, a bola desvia em Fábio e vai no gol, mas Caíque evita com boa defesa. A primeira grande chance do Grêmio aconteceu aos 18, quando Natan Fernandes recebeu o cruzamento, cabeceou forte e obrigou Caíque a fazer grande defesa.
O São Luiz seguiu tentando chegar ao ataque pela direita. Aos 28, João Vitor se livrou de dois adversários, invadiu a área, chutou forte, mas a bola subiu demais. Depois, foi a vez dos gremistas responderem. Após cobrança de falta, Natã recebeu o cruzamento e cabeceou no canto esquerdo do goleiro Raul, que se esticou para fazer a defesa.
As redes só balançaram no final da primeira etapa. Aos 47, João Vitor cruzou da direita e o zagueiro Bruno Uvini foi tentar cortar e acabou desviando contra o próprio gol.
Domínio do São Luiz
O segundo tempo começou e o Rubro já começou reclamando da aritragem. Com 2 minutos, Borasi foi lançado no ataque, invadiu a área e fez o gol. Apesar do atacante argentino estar atrás da linha do zagueiro, a arbitragem marcou impedimento.
Pouco depois, João Vitor teve a chance de ampliar o placar após jogada individual, chutou de dentro da grande área, mas a bola saiu. Marcio Duarte também assustou o Tricolor, quando fez o cruzamento fechado pela esquerda, a bola foi em direção ao gol, obrigando Caíque a espalmar para escanteio.
Mas a insistência surtiu efeito, quando Borasi fez um lançamento de três dedos para Gabriel Pereira, que invadiu a grande área e chutou na saída de Caíque para ampliar a vantagem para 2 a 0.
A torcida de Ijuí já gritava "Olé" nas trocas de passe do time, quando o São Luiz teve a oportunidade de matar o jogo. Aos 41, Yan Philippe chutou no ângulo e obrigou Caíque a fazer uma linda defesa.
Antes do fim da partida, após a troca de empurrões entre os dois times, Gustavo Martins, do Grêmio, e Lucas Hulk, do São Luiz, foram expulsos. No final, os torcedores já soltaram o grito de "É campeão" diante de um Grêmio sem reação e que não conseguiu impedir o título do seu adversário.