Foi um empate com gosto amargo. Apesar de ter aberto dois gols de vantagem contra o Caxias, o Ypiranga viu o adversário igualar no marcador e somou mais um ponto no Campeonato Gaúcho de 2024. Porém, para o treinador Jerson Testoni, o Canarinho foi prejudicado por erros de arbitragem.
— Eu não sou muito de reclamar de arbitragem, mas eu estava vendo imagens da partida e no primeiro gol, que foi anulado, não tinha apenas um jogador do Caxias dando condições, tinha dois. Tinha o Dudu Mandai e o Cézar Henrique. Ainda, teve um pênalti muito claro, aos 5 minutos e 56 segundos do segundo tempo. O Gedeílson cruzou e o Zé Vitor foi agarrado pelo zagueiro. Como disse, não gosto de reclamar, mas quando se joga com equilíbrio e com duas equipes muito qualificadas, com organização e estrutura, esses detalhes fazem a diferença — comentou Testoni, que, apesar disso, fez elogios à sua equipe:
— Conseguimos fazer um primeiro tempo excelente, a gente já sabia que o adversário iria marcar pressão alta, então tentamos alongar um pouquinho essa bola com normalidade. A gente conseguiu ganhar a segunda e a primeira bola, conseguimos construir pelos dois corredores e por dentro também, criamos um volume interessante e chegamos muito forte no último terço.
Questionado sobre a mudança de esquema tático, que foi modificado para o confronto diante do Caxias — tirando o zagueiro Fernando para escalar o meio-campista Gabriel Lima —, Testoni ressaltou que o sistema sempre irá variar conforte seu entendimento de leitura de um adversário para outro.
— Eu acho que o time produziu bem em Bagé após a entrada do Gabriel, principalmente por nossa equipe ser um pouquinho mais ofensiva com uma linha de quatro na frente. A gente também estudou o Caxias e viu que encaixaria bem essa situação. Agora, depende do adversário, depende da situação de jogo e do material humano que eu ter em mãos. Como exemplo, o Mateus Anderson sentiu o adutor, não sei como é que ele vai estar para o próximo jogo. O futebol é muito complexo, depende muito do encaixe — disse.
Com o empate, o Ypiranga chegou a quatro pontos e assumiu a vice-liderança do Gauchão, atrás do Juventude, que é líder com seis pontos e 100% de aproveitamento. O próximo compromisso do Canarinho será contra o Internacional, no Beira Rio, no sábado (27), às 16h30min.