O Juventude de Roger Machado segue com 100% de aproveitamento no Gauchão 2024. Com bom futebol, produção e eficiência, a equipe alviverde não deu chances para o Guarany de Bagé, na noite desta quarta-feira (24), na Montanha dos Vinhedos. Vitória por 4 a 0 com gols de Erick Farias, Lucas Barbosa, João Lucas e Jean Carlos.
O Verdão somou seis pontos diante das equipes recém regressas da Divisão de Acesso. Antes, o time já havia derrotado o Santa Cruz, na estreia. Sem tempo para comemorar, o Juventude volta a campo no sábado (27), diante do São José, em Porto Alegre.
A baixa no confronto em Bento Gonçalves foi o goleiro Renan. Mais uma vez de boa atuação, o camisa 1 sentiu a panturrilha no final do primeiro tempo. O meio-campista Luís Oyama foi liberado durante a tarde para acompanhar o nascimento de seu filho.
Produtividade
Em busca dos primeiros pontos na competição, o Guarany teve a primeira oportunidade para marcar. E o lance nasceu de um erro na saída de bola de Caíque. Giovanni arrancou em velocidade pelo meio e chutou forte. Atento, Renan jogou para escanteio. A resposta do Ju veio aos sete minutos. Edson Carioca recebeu o passe de João Lucas na meia lua da grande área e chutou próximo da trave.
O Verdão passou a controlar o jogo, e a produzir mais ofensivamente. Aos 17, um lance polêmico. Edson Carioca foi lançado em profundidade e estufou as redes do goleiro Rodrigo. Mas a arbitragem viu impedimento.
Mas aos 20 não teve quem impedisse o gol. E ele veio com o destaque do Ju nesse início de Estadual. Edson Carioca entortou a marcação pelo lado esquerdo e cruzou na área. A bola passou pela defesa e se ofereceu aos pés do bem posicionado Erick Farias, que apenas empurrou pro fundo do gol, marcando o segundo dele no Gauchão: 1 a 0.
O segundo gol só não veio antes porque mais dois lances duvidosos no ataque alviverde foram anulados pela arbitragem. Soberano em campo, o Ju não deixou as polêmicas da arbitragem subirem à cabeça e voltou a marcar. E desta vez, Erick Farias foi o garçom que deixou Lucas Barbosa, na posição de centroavante, à vontade para marcar o primeiro dele com a camisa alviverde: 2 a 0, aos 32 minutos.
O time de Bagé parecia batido em campo. Nos acréscimos o Guarany tentou descontar com Michel, mas Renan saiu para abafar o lance. Na dividida, o goleiro alviverde sentiu a panturrilha e deu lugar a Lucas Wingert.
Mesmo ímpeto
Além da troca do gol, o Ju voltou do intervalo com outra mudança. Bem no primeiro tempo, Edson Carioca sentiu o desgaste físico e foi substituído por Kleiton. O que não diminuiu o faro de gol do Verdão. Logo aos dois minutos, João Lucas fez grande jogada pelo meio, rolou para Erick Farias que deu mais uma assistência na medida; o lateral-direito infiltrou-se na marcação e, na saída de Rodrigo Santos, usou o pé esquerdo para ampliar: 3 a 0.
O Juventude ainda teve a chance do quarto nos pés de Erick e Lucas Barbosa. O centroavante não chegou na bola antes do que o goleiro; e o atacante chutou forte para defesa de Rodrigo Santos.
O Guarany não conseguia penetrar na área alviverde. A alternativa era arriscar de longe. Em uma das chances, o chute de Mateusinho passou à direita de Wingert.
Aos 39 veio uma pintura. O torcedor que sente falta de Nenê, lesionado, certamente ficou menos carente com uma cobrança de falta perfeita, milimétrica do substituto do camisa 10: Jean Carlos. Ele sofre a falta e, de canhota, colocou a bola no ângulo direito de Rodrigo Santos: 4 a 0.
E o quinto só não saiu aos 45, porque Mancada chutou pra fora, depois de uma grande arrancada pelo lado esquerdo. Final na Montanha dos Vinhedos, Verdão 4 a 0.
Ficha técnica:
Juventude 4x0 Guarany de Bagé
Gauchão 2024 - 3ª rodada
Estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves
JUVENTUDE
Renan (Lucas Wingert, 47/1º); João Lucas (Kelvi, 29/2º), Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel (Jefferson, 34/2º); Caíque (Mandaca, 29/2º), Jadson e Jean Carlos; Lucas Barbosa, Edson Carioca (Kleiton, int.) e Erick Farias. Técnico: Roger Machado
SÃO LUIZ
Rodrigo; Igor Bosel, Micael, Saulo e João Gabriel; David (Jorginho, 18/2º) e Arez; Giovanni (Mateusinho, 11/2º), Vini Locatelli (Allan, int.), Michel (João Pedro, 29/2º) e Tony Jr (Wilson Junior, 11/2º). Técnico: William Campos
Gols: Erick Farias (J), aos 20 minutos. Lucas Barbosa (J), aos 32, no primeiro tempo. João Lucas (J), aos dois minutos. Jean Carlos (J), aos 39, no segundo tempo
Cartões Amarelos: Saulo, David, Arez (G)
Arbitragem: Roger Goulart, auxiliado por Maira Mastella Moreira (Fifa) e Claiton Timm.