Foi um empate com sabor de vitória. Após sair atrás do placar e ver o Ypiranga abrir 2 a 0, o Caxias mostrou força e buscou o empate em 2 a 2, na noite desta quarta-feira (24), no Estádio Colosso da Lagoa. Zé Vitor marcou os dois gols do Canarinho, enquanto Álvaro e Marcelo fizeram para os visitantes.
Com quatro pontos somados após duas rodadas, o time grená volta a campo no sábado, às 16h, no Estádio Centenário, diante do São Luiz.
O primeiro tempo em Erechim foi movimentado. Atuando em casa, o Ypiranga começou melhor e assustou logo aos cinco minutos. Gedeilson chegou até a linha de fundo e cruzou da direita para Taddei, que dominou na área e achou lindo passe para Zé Vitor, que desviou para o gol. O lance, muito ajustado, foi anulado pelo bandeirinha, que assinalou impedimento.
A primeira chegada grená aconteceu aos 12. Após boa troca de passes pelo lado esquerdo, Dudu Mandai recebeu na área e rolou para trás. Álvaro tentou de calcanhar, mas a finalização saiu fraca. O time da casa retomou as rédeas da partida e abriu o placar aos 17 minutos. Mateus Anderson recebeu pela meia direita e virou o jogo para Gabriel Lima. O atacante pedalou, driblou Marcelo com extrema facilidade e cruzou para Zé Vitor bater no contrapé de Fabian Volpi: 1 a 0.
O time de Gerson Gusmão continuava com dificuldades no seu sistema defensivo. E sofreu o segundo. Aos 26 minutos, Gabriel Lima tabelou pela esquerda e cruzou, mas bola passou por todo mundo. Mateus Anderson aproveitou e recolocou na área, onde Zé Vitor, bem posicionado, cabeceou para fazer o segundo dele e do Ypiranga.
Só que o Caxias não demorou para responder e descontar. Aos 30, Galvan recebeu na esquerda e cruzou para a área com qualidade. Álvaro cabeceou firme e Edson não conseguiu segurar: 2 a 1 pro Canarinho. Três minutos depois, em cobrança de falta frontal, Gedeilson cobrou com força, a bola desviou e Volpi precisou fazer grande defesa para evitar o terceiro.
O jogo ficou aberto e o Caxias quase empatou aos 37. Elyeser encontrou Galvan nas costas da defesa em velocidade e o atacante chutou para ótima defesa do goleiro do Ypiranga. Mesmo com melhores ações na reta final do primeiro tempo, o Grená foi para o intervalo atrás do placar.
SEGUNDO TEMPO
Com os mesmo times na retomada da partida, o Caxias voltou pressionando a saída de jogo do rival, mas sem conseguir levar perigo ao gol de Edson nos minutos iniciais. A primeira chegada grená só foi acontecer aos 11 minutos. Vitor Feijão avançou em velocidade pela esquerda e cruzou para Álvaro, que cabeceou torto.
Com Pedro Cuiabá e Gabriel Silva, o técnico Gerson Gusmão promoveu as primeiras mudanças no time. Mesmo com mais posse de bola e com oportunidades em bolas paradas, o Caxias seguia sem efetividade ofensiva. Aos 21, Foguinho arriscou de dentro da área e Volpi fez uma defesa segura. Em um duelo mais fraco tecnicamente, as finalizações tornaram-se raras.
Se com a bola rolando o time grená tinha dificuldades, o Caxias chegou ao empate na bola parada. Em falta frontal, Marcelo cobrou com perfeição, sobre a barreira, tirou do goleiro Edson e igualou o placar: 2 a 2.
A partir do empate, o Ypiranga até esboçou uma pressão, mas a defesa grená foi eficiente e o goleiro Fabian Volpi pouco foi ameaçado.
FICHA TÉCNICA
Ypiranga 2x2 Caxias
Gauchão 2024
Estádio Colosso da Lagoa
CAXIAS
Fabian Volpi; Marcelo, Alisson, Cézar Henrique e Dudu Mandai; Barba (Emerson Martins, 31/2º), Elyeser (Pedro Cuiabá, 14/2º) e Tomas Bastos (Peninha, 24/2º); Galvan (Zé Andrade, 31/2º), Álvaro e Vitor Feijão (Gabriel Silva, 14/2º).
YPIRANGA
Edson; Gedeílson, Heitor, Willian Gomes e Foguinho; Uchôa, Karl (Cariús, 41/2º), Alisson Taddei (Mossoró, 31/2º), Gabriel Lima (Fabrício, 31/2º), Zé Vitor e Mateus Anderson (Jhonatan Ribeiro, 7/2º). Técnico: Jerson Testoni
Gols: Zé Vitor (Y), aos 17min e aos 26min, Álvaro (C), aos 30min, no primeiro tempo. Marcelo (C), aos 31min, no segundo.
Amarelos: William Gomes, Uchôa (Y); Elyeser, Marcelo (C).
Árbitro: Francisco Soares Dias, auxiliado por Rafael da Silva Alves e Conrado Bittencourt Berger.