A preparação para o Gauchão chegou ao fim e o São Luiz está preparado para a estreia, que será no sábado (20), contra o São José, às 19h, em Porto Alegre. No entanto, tem um fator que preocupa o técnico Alessandro Telles: o gramado sintético do Estádio Passo D’Areia.
Alvo de debates no futebol, o treinador do São Luiz pediu atenção aos seus atletas, pois, além da tensão da estreia, o piso deve interferir no estilo de jogo da equipe.
— Logicamente, a estreia sempre é um jogo nervoso, tenso. Mas a nossa maior preocupação mesmo é o gramado. Com o gramado sintético é um jogo diferente. Costumo falar que é um outro esporte. Você não tem condição de propor o jogo, pois a bola fica muito viva — comentou Alessandro Telles.
O São José substituiu o gramado natural pelo sintético em 2011. Desde então, o Rubro nunca venceu o adversário no Passo D’Areia. Durante a preparação para o duelo em Porto Alegre, o treinador descartou a ideia de treinar em campo sintético em Ijuí para evitar o desgaste físico dos jogadores.
— Temos um problema, pois aqui em Ijuí a maior quadra só comporta cinco para cada lado. Então, descaracteriza o treino e não formata jogo de futebol. Não achamos necessidade de treinar no sintético, pois é um atrito maior. A gente poderia ter alguma lesão de joelho, ou quadril. Então, o impacto é maior e a gente resolveu preservar e treinar em campo, pois não tem gramado sintético que comporte 11 jogadores de cada lado.
Reencontro
Durante a pré-temporada, o São Luiz realizou cinco amistosos. Venceu três, empatou um e perdeu somente um. Para a estreia, Alessandro Telles revelou que testou duas formações e ainda tem dúvidas sobre os 11 titulares. Ele deverá ter mais dois treinos antes da viagem para a Capital.
— A gente sempre tem uma coisinha de dúvida. Essa semana usamos duas formações. Eu ainda não tenho a convicção de qual vou usar em Porto Alegre, mas temos dois treinamentos ainda e vou tirar essa dúvida —, concluiu.
O duelo entre São Luiz e São José também é um reencontro entre as equipes que duelaram na final da Copa FGF em 2023. Na oportunidade, o Rubro levou a melhor sobre o time de Porto Alegre, conquistando o bicampeonato e garantindo vaga na Copa do Brasil. A equipe de Ijuí venceu na ida por 2 a 0, e perdeu em Porto Alegre por 2 a 1.