Maior vencedor, o Grêmio pode conquistar sua quinta Recopa Gaúcha em 2024. O Tricolor ganhou em 2019, 2021, 2022 e 2024. Também jogou a decisão em 2020, mas foi derrotado nos pênaltis pelo Pelotas, no Estádio da Boca Lobo. O São Luiz de Ijuí vai disputar a taça pela primeira vez. O duelo ocorre nesta quarta-feira (28), às 19h30min, em Ijuí.
Criada em 2014, a Recopa Gaúcha reúne vencedores das principais competições organizadas pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF): Gauchão e Copa FGF. Por isso, os campeões de 2023 se enfrentam no início deste ano.
Como foram todas as Recopas Gaúchas
2014 - Pelotas campeão sobre o Inter
A primeira edição reuniu o Inter, campeão gaúcho de 2013, e o Pelotas, campeão da Supercopa Gaúcha de 2013. A partida foi disputada numa segunda-feira à noite, dia 13 de janeiro, no Estádio da Boca do Lobo. O Inter foi ao sul do Estado com o time sub-23, treinado por Clemer. E apesar de sair na frente com dois gols do lateral Cláudio Winck, tomou a virada no segundo tempo com Felipe Garcia (2) e César Santiago.
Ficha técnica
Pelotas (3): Paulo Sérgio; Igor, Bruno Salvador, Fred e Carlos Alexandre (Alex); Gaúcho, César Santiago, Lucas, Carlos Alberto (Felipe Guedes), Jefferson (Mithyuê); Sandro Sotilli (Felipe Garcia). Técnico: Paulo Porto.
Inter (2): Alisson; Claudio Winck, Jean, Thales e Raphinha; Dourado, Bertotto, Gladestony (Alex Nemetz), Aylon e Reis (Bruno Gomes); Nathan (Fernando Baiano). Técnico: Clemer.
2015 - Lajeadense campeão sobre o Inter
O Inter chegava à disputa mais uma vez. Agora para brigar pelo título com o Lajeadense, na Arena Alviazul, em Lajeado. O time da Capital ganhou o Gauchão 2014, enquanto a equipe do Vale do Taquari havia vencido a Supercopa na temporada anterior.
A curiosidade da disputa é que a partida também foi válida pela fase classificatória do Campeonato Gaúcho de 2015. Depois de empate em 1 a 1 no tempo normal, gols de Gilmar (L) e Ernando (I), a decisão foi para os pênaltis, e o Lajeadense venceu por 3 a 1, com destaque para o goleiro Luiz Müller, que fez duas defesas nas cobranças de D'Alessandro e Fabrício. Eduardo Sasha viu sua cobrança parar na trave.
Ficha técnica
Lajeadense (1): Luiz Müller; Thiago, Camilo, Éverton e Márcio Goiano; Marabá, Mateus Santana, Rafael Gava e Paulo Josué (Ramon); Michel (Vinícius) e Gilmar (Quaresma). Técnico: Luís Carlos Winck.
Inter (1): Alisson; Léo, Ernando, Paulão e Fabrício; Nilton, Aránguiz, D'Alessandro e Alex (Cláudio Winck); Eduardo Sasha e Rafael Moura (Valdívia). Técnico: Diego Aguirre.
2016 - Inter campeão sobre o São José
Outra Recopa decidida nos pênaltis. São José e Inter se enfrentaram na noite de 3 de fevereiro, no Passo D'Areia, em partida também valendo pontos no Gauchão daquele ano. No mesmo confronto, a primeira despedida de D'Alessandro, que seria emprestado ao River Plate. Depois de um 0 a 0 no tempo normal, o Inter foi melhor nas cobranças de pênaltis e venceu por 3 a 2. O goleiro Alisson pegou duas cobranças, além de um terceiro chute ter atingido o travessão.
Ficha técnica
São José (0): Fábio; Bindé, Claudinho, Éverton Alemão e David; Alberto (Cleylton), Fred, Rafinha (Clayton) e Diego Torres; Jô (Guilherme Augusto) e Heliardo. Técnico: China Balbino.
Inter (0): Alisson; William, Paulão, Réver e Artur; Fernando Bob, Rodrigo Dourado, Anderson (Marquinhos) e D'Alessandro (Alex); Vitinho e Sasha (Bruno Baio). Técnico: Argel Fucks.
2017 - Inter campeão sobre o Ypiranga
Terceira final seguida definida nos pênaltis. Em Erechim, o Ypiranga recebeu o Inter por mais uma rodada do Gauchão e também pela Recopa. O time do Interior saiu na frente com gol de Talles Cunha, de pênalti. Brenner, deixou tudo igual no segundo tempo. A igualdade nos 90 minutos forçou uma decisão nas penalidades máximas. O goleiro Danilo Fernandes brilhou e pegou duas cobranças, de Éder e Márcio, garantindo o bicampeonato ao Inter.
Ficha técnica
Ypiranga (1): Carlão, Márcio Lima, Negretti, Wagner e Gabriel Araújo (Néverton); Tairone, Jackson, Éder e Talles Cunha; Maycon (Michel) e Kaio Wilker (Evair). Técnico: Guilherme Macuglia.
Inter (1): Danilo Fernandes; Léo Ortiz, Paulão (Valdívia) e Victor Cuesta; William, Rodrigo Dourado (Andrigo), Anselmo e D'Alessandro e Uendel; Brenner e Nico Lopez (Roberson). Técnico: Antônio Carlos Zago.
2018 - São José campeão sobre Novo Hamburgo
O Interior voltou a conquistar o título. Foi a primeira e única vez que a Recopa foi disputada em duas partidas, de ida e volta. O curioso é que uma foi dentro da fase classificatória do Gauchão e outra, isolada. O São José venceu as duas partidas contra o Novo Hamburgo: 2 a 1 no Passo D'Areia e 1 a 0 no Estádio do Vale, com direito a golaço de bicicleta do atacante Igor Nobre.
Ficha técnica
Novo Hamburgo (0): Michel Alves; Lito, Roberto, Thiago Steffen e Assis; Tiago Ott (Flávio Torres), Preto (Conrado), Zotti e Juninho (Jean); Ricardo Lobo e Branquinho. Técnico: Beto Campos.
São José (1): Fábio; Marcel, Bruno Jesus, Éverton Alemão e Luiz Felipe (Dudu Mandai); Tiago Pedra, João Pedro e Rafinha; Canhoto (Felipe Guedes), Igor Nobre e Kelvin (Matheusinho). Técnico: Rafael Jaques.
2019 - Grêmio campeão sobre o Avenida
Pela primeira vez desde que a competição foi criada, o Grêmio chegou à final e conquistou a taça. O confronto contra o Avenida ocorreu na Arena, em Porto Alegre, e registrou a maior goleada da disputa desde que ela foi criada: 6 a 0 para o Tricolor, gols de Luan (2), Everton Cebolinha (2), Leonardo Gomes e Felipe Vizeu. O jogo foi num domingo e quase 24 mil pessoas compareceram ao estádio gremista em partida que também foi válida pelo Gauchão.
Ficha técnica
Grêmio (6): Paulo Victor; Leonardo, Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Michel (André) e Maicon; Marinho (Montoya), Luan e Everton; Jael (Felipe Vizeu). Técnico: Renato Portaluppi.
Avenida (0): Andrey; Felipe Cordeiro, Luís Henrique, Yuri e Roger; Felipe Manoel, Jô, Moisés Baiano (Cleverson) e Márcio (Índio); Matheus (Marcos Paraná) e Tito. Técnico: Fabiano Daitx.
2020 - Pelotas campeão sobre o Grêmio
O Grêmio voltou à Recopa Gaúcha em 2020, mas não deu a mesma importância do ano anterior. Na abertura da temporada, em Pelotas, levou o time de transição, treinado por Thiago Gomes, para encarar o Pelotas, na Boca do Lobo lotada. Os pelotenses saíram na frente com gol de Mateus Santana e só no fim do segundo tempo o Grêmio empatou, com Ferreira. Mais uma vez, a quarta em sete oportunidades, o campeão seria conhecido nos pênaltis.
Aí pesou a maior experiência dos donos da casa, que converteram suas cobranças, com Tatto, Felipe Guedes, Juliano, Mateus Santana e Tadeu. No Tricolor, Darlan, Matheus Frizzo, Isaque e Ruan marcaram, mas Rodrigues parou em Douglas. Por 5 a 4, o Pelotas foi bicampeão da Recopa Gaúcha.
Ficha técnica
Pelotas (1): Douglas; Osvaldir, Negretti, Felipe Chaves e Tatto; Felipe Guedes, Mateus Santana, Jean Roberto (Gabriel); Hugo Sanches (Jô), Hugo Almeida (Tadeu) e Juliano. Técnico: Antonio Picoli.
Grêmio (1): Brenno; Felipe, Rodrigues, Ruan e Guilherme Guedes; Varela (Da Silva), Darlan; Jhonata Robert (Matheus Frizzo), Patrick (Guilherme Azevedo) e Ferreira; Isaque. Técnico: Thiago Gomes (interino).
2021 - Grêmio campeão sobre o Santa Cruz
Em meio à disputa do Brasileirão, o Grêmio encarou um time da terceira divisão do Gauchão na Recopa de 2021. O Santa Cruz venceu a Copa Ibsen Pinheiro de 2020 e se credenciou para jogar a competição. Devido à pandemia de coronavírus, o jogo foi realizado na Arena, em Porto Alegre, sem a presença de público. O Tricolor, utilizando somente reservas e jovens da equipe de transição, venceu com facilidade por 3 a 0, gols de Guilherme Azevedo, Léo Pereira e Jhonata Robert. Com o técnico Tiago Nunes afastado por covid, o campeão foi treinado pelo analista de desempenho Pedro Sotero.
Ficha técnica
Grêmio (3): Adriel; Victor Ferraz, Paulo Miranda, Emanuel e Guilherme Guedes; Fernando Henrique e Victor Bobsin; Guilherme Azevedo (Léo Chú), Éverton (Jean Pyerre) e Léo Pereira (Jhonata Robert); Diego Churín (Ricardinho). Técnico: Pedro Sotero (interino).
Santa Cruz (0): Luiz Carlos; Ramon, Luis Henrique, Diego Rocha e Otávio; Ben-Hur (Leylon), David (Robinho), Chiquinho (Pepeto) e Laion (Kevlin); Fogaça (Felipe) e Nena. Técnico: William Campos.
2022 - Grêmio campeão sobre o Glória
Pela quarta vez seguida, o Grêmio chegou à disputa da Recopa Gaúcha. E mais uma vez, não houve a programação da partida para um jogo do Gauchão em função de um dos participantes estar em divisão diferente. O Glória de Vacaria, mesmo estando na Série A-2, venceu a Copa Dirceu de Castro em 2021 e se garantiu na disputa.
O Grêmio foi a Vacaria para fazer testes. O técnico Roger Machado mesclou jogadores com pouca rodagem em 2022 e jovens da equipe de transição. A maior atração foi Kannemann, zagueiro argentino, que voltava à titularidade depois de quase seis meses de afastamento por lesão. A equipe alternativa gremista goleou o Glória por 5 a 0 e confirmou a conquista do terceiro título do clube da competição. Elkeson, Campaz, Janderson, Jhonata Varela e Ricardinho marcaram os gols da noite.
Ficha técnica
Glória (0): Samuel; Douglas, Vacaria (Bruno Cruz) e Igor; Marcão, Baggio (Felipe Klein), Matheus Paulista (Francis), Germano e Vitor; Tcharles (Biel) e João Paulo (Rafael). Técnico: Alê Menezes.
Grêmio (5): Gabriel Grando; Rodrigues, Natã e Kannemann (Heitor); Sarará (Jhonata Varela), Thiago Santos (Fernando Henrique), Campaz, Benítez e Thiago Rosa; Janderson (Quejada) e Elkeson (Ricardinho). Técnico: Roger Machado.
2023 - Grêmio campeão sobre o São Luiz
Com show e triplete de Luis Suárez, o Grêmio goleou o São Luiz por 4 a 1 e conquistou a Recopa Gaúcha em sua estreia com a camisa gremista. O novo camisa 9 do Tricolor marcou três vezes no primeiro tempo e comandou a festa dos 49 mil torcedores na Arena. Bitello fez o quarto gremista.
Ficha técnica
Grêmio (4): Brenno; Fábio (Thaciano, 22'/2ºT), Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Villasanti e Pepê; Campaz (Gustavinho, 14'/2ºT), Bitello (Carballo, 14'/2ºT) e Ferreira (Guilherme, 33'/2ºT); Luis Suárez (Diego Souza, 14'/2ºT). Técnico: Renato Portaluppi
São Luiz (1): Gabriel Félix (Pablo, 15'/2ºT); Mizael, Rafael Goiano, Diego Rocha e Márcio Goiano (Moisés, 15'/2ºT); David (Lucas Sampaio, 15'/2ºT), Paulinho Santos e Laion (Mauricio, 23'/1ºT); Ygor Vinicius (William Amorim, 15'/2ºT), Éderson e Jarro. Técnico: William Campos
Curiosidades da Recopa Gaúcha
Maiores campeões da Recopa Gaúcha
- Grêmio (4)
- Inter e Pelotas (2)
- Lajeadense e São José (1)
Capital: 6 títulos
Interior: 3 títulos
Participações na Recopa Gaúcha (já contando 2023)
- Grêmio (6)
- Inter (4)
- Pelotas e São José (2)
- Avenida, Glória, Lajeadense, Novo Hamburgo, Santa Cruz, São Luiz e Ypiranga (1).
Técnicos campeões da Recopa Gaúcha
- 2014 - Paulo Porto
- 2015 - Luís Carlos Winck
- 2016 - Argel Fucks
- 2017 - Antônio Carlos Zago
- 2018 - Rafael Jaques
- 2019 - Renato Portaluppi
- 2020 - Antônio Picoli
- 2021 - Pedro Sotero*
- 2022 - Roger Machado
- 2023 - Renato Portaluppi
*Tiago Nunes era o técnico do Grêmio, mas não participou da decisão em função de estar afastado por covid-19.
Recopa Gaúcha com maior número de gols
2019 - Grêmio 6x0 Avenida, na Arena, em Porto Alegre.
Em 10 partidas, a Recopa teve até hoje 34 gols marcados. Os principais artilheiros são: Luis Suárez (Grêmio em 2023), com três gols, Cláudio Winck (Inter em 2014), Felipe Garcia (Pelotas em 2014) Éverton Alemão (São José em 2018), Luan e Everton Cebolinha (Grêmio em 2019), todos com dois gols.
Recopa Gaúcha com maior público pagante
2023 - Grêmio 4x1 São Luiz, na Arena, em Porto Alegre: 49.614 torcedores
Campeões de cada edição da Recopa Gaúcha
- 2014 - Pelotas
- 2015 - Lajeadense
- 2016 e 2017 - Inter
- 2018 - São José
- 2019 - Grêmio
- 2020 - Pelotas
- 2021, 2022 e 2023 - Grêmio