A Taça Farroupilha 2023 começa neste fim de semana para as equipes do futsal gaúcho. A primeira rodada inicia neste sábado (25), a partir das 19h.
A competição acontece nas modalidades masculina e feminina, em sete regiões do Estado. A primeira fase da competição segue até 22 de abril.
A macrorregião norte do Rio Grande do Sul conta com diversas equipes divididas em microrregiões, como Alto Uruguai, Serra, Norte e Noroeste.
Os campeões de cada região da Taça Farroupilha estarão automaticamente classificados para a disputa da Supertaça Farroupilha de Futsal 2024.
A competição é considerada uma pré-temporada no futsal gaúcho, antes de iniciar o Gauchão de Futsal 2023.
Passo Fundo Futsal e AMF buscam bicampeonato
Atual campeão da Taça Farroupilha da região norte, o Passo Fundo Futsal recebe o Soberano, de Sarandi, às 19h deste sábado (25), no ginásio Sest Senat, em Passo Fundo, na rodada de estreia da competição.
Após ser eliminado nas semifinais da Supertaça Farroupilha 2023 para o Cerro Largo Futsal, a equipe busca a retomada com o início da nova competição, para voltar à Supertaça em 2024.
De acordo com o técnico Giba, o objetivo do Passo Fundo Futsal é estar entre os finalistas da competição. Para isso, conta com o período de preparação extenso, já que a competição não possui jogos durante a semana.
— Temos que apresentar uma boa performance e buscar o nosso maior objetivo, que é estar na final da competição. A Taça Farroupilha tem um formato diferente, em que podemos trabalhar pensando somente no jogo de fim de semana. Isso nos deixa com tempo maior de preparação — pontua o técnico passo-fundense.
Para a competição, o Passo Fundo Futsal terá um elenco composto por 16 atletas, sendo cinco vindos das categorias de base. O destaque da equipe é o pivô Matheus Gaúcho, um dos artilheiros da equipe, que está na quinta temporada em Passo Fundo.
A Associação Marauense de Futsal (AMF) estreia fora de casa na Taça Farroupilha. A equipe de Marau enfrenta a APF, de Gentil, neste sábado, às 19h, no Ginásio Municipal de Gentil. Campeã da Taça Farroupilha na região Serra, a AMF busca o bicampeonato da competição.
Na Supertaça Farroupilha 2023, a equipe foi eliminada ainda na primeira fase, após perder a vaga para o Guarani, de Frederico Westphalen, e o Passo Fundo Futsal, pelo critério de gols sofridos na competição.
De acordo com o técnico da AMF, Nuno, a responsabilidade na competição neste ano é ainda maior por defender o título de 2022.
— A nossa região é uma das mais equilibradas, com cinco equipes da Liga 1 e duas da Liga 2, que montaram grandes elencos. Serão jogos muitos disputados, praticamente todos clássicos — destaca o ex-atleta renomado no futsal gaúcho.
A AMF está com 15 atletas no elenco, sendo três jogadores das categorias de base. Os destaques são Lucas Nunes, um dos artilheiros da equipe em 2022, além do goleiro Cris Zaparoli, que está na oitava temporada pelo clube.
Após título, Yeesco Sercesa estreia em casa
Após vencer a Copa dos Campeões da Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS) no último fim de semana, a Yeesco Sercesa estreia na Taça Farroupilha neste sábado, diante do Guarany (Espumoso), às 19h, no ginásio Sest Senat, em Carazinho.
Nesta semana, a equipe apresentou o ala Keel, vindo do Joaçaba (SC), que se junta ao elenco campeão para a disputa da temporada 2023 e estará à disposição para a estreia. Keel também atuou no Pato Futsal na última temporada, onde conquistou a Copa do Brasil e a Copa Paraná.
O goleiro da Yeesco Sercesa, Léo Borba, afirma que é importante fazer uma boa estreia na competição. O elenco está com 20 atletas para a competição.
— A Taça Farroupilha é um dos objetivos do clube para o ano. Por isso, é importante fazer uma boa estreia no campeonato — declara.
As regiões da Taça Farroupilha
Taça Farroupilha Alto Uruguai 2023
Equipes participantes
AFUCS (Seberi), ANBF (Novo Barreiro) ATLEC (Três Passos), Guarani Futsal (Frederico Westphalen) e Lokomotiv (Palmeira das Missões).
Formato
Em grupo único e jogos em turno e returno, os clubes enfrentam-se e os quatro melhores classificados avançam para a semifinal, a qual será realizada em jogos de ida e volta.
Taça Farroupilha Serra 2023
Equipes participantes
AGE (Guaporé), AMF (Marau), APF (Gentil), AVF (Vacaria), Lagoa EC (Lagoa Vermelha), Sercca (Casca) e Tapejara Futsal (Tapejara).
Formato
Em grupo único e turno também único na fase classificatória, os clubes se enfrentam e os quatro clubes melhores classificados avançam para a semifinal, a qual será realizada em jogos de ida e volta.
Taça Farroupilha Noroeste 2023
Equipes participantes
Grupo A
AEU (Uruguaiana), AEF (Entre Ijuís), AFSJI (São José do Inhacorá) e AGSL (São Luiz Gonzaga)
Grupo B
Horizontina Futsal (Horizontina), Cerro Largo Futsal (Cerro Largo), Giruá Futsal (Giruá) e Santa Rosa Futsal (Santa Rosa)
Formato
Divididos em dois grupos, os clubes enfrentam-se em jogos de ida e volta dentro de seus grupos. Os dois melhores de cada grupo avançarão para a semifinal, a qual será realizada em jogos de ida e volta.
Taça Farroupilha Norte 2023
Equipes participantes
Passo Fundo Futsal, Soberano/SolSul (Sarandi), Guarany (Espumoso) e Yeesco Sercesa (Carazinho).
Formato
Os times se enfrentam em turno e returno, e após o fim dos jogos, o primeiro colocado, enfrenta o quarto e o segundo colocado, enfrenta o terceiro, definindo os dois finalistas.
Taça Farroupilha Central 2023
Equipes participantes
AAGF (Agudo), Futsal AMF (Restinga Seca), Nadas Branco (Rio Pardo) e Santa Cruz Futsal (Santa Cruz do Sul).
Formato
Em grupo único, todos os clubes enfrentam-se em turno e returno na fase classificatória. O primeiro colocado garante vaga na final, enquanto segundo e terceiro disputam a semifinal em jogos de ida e volta.
Taça Farroupilha Metropolitana 2023
Equipes participantes
ANPF (Nova Petrópolis), Cruzeiro (Cachoeirinha), Peñarol (Guaíba) e União Parobé (Parobé).
Formato
Em grupo único, todos os clubes enfrentam-se em turno e returno na fase classificatória. O primeiro colocado garante vaga na final, enquanto segundo e terceiro disputam a semifinal em jogos de ida e volta.
Taça Farroupilha Fronteira 2023
Equipes participantes
AMF (Maçambará), Real Itaqui (Itaqui), União Samborjense (São Borja) e Uruguaiana
Formato
Em grupo único, todos os clubes enfrentam-se em turno e returno na fase classificatória. Os dois melhores classificados disputarão a final da competição em jogos de ida e volta.
GZH Passo Fundo
A Redação Integrada pode ser contatada pelo WhatsApp.