Sede de mais de 200 organizações internacionais, Genebra é conhecida mundialmente como a cidade da paz. Foi esse olhar humanitário e diplomático que guiou a vista dos alunos de Passo Fundo na cidade suíça nesta terça-feira (16), durante a viagem de estudos da Missão Cidade Educadora.
O grupo visitou a Praça das Nações, no complexo europeu da Organização das Nações Unidas (ONU), além do Museu da Cruz Vermelha, instituição criada na Suíça, bem como o Consulado Geral do Brasil no país. Genebra é conhecida internacionalmente como a cidade do mundo com mais sedes de organizações internacionais.
Selecionado para participar do intercâmbio cultural a partir do bom desempenho nas disciplinas de Ciências Humanas, o aluno Bernardo Micheletto, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Zeferino Demetrio Costi, achou toda experiência incrível.
— Fomos na frente da ONU, nunca achei que eu ia estar aqui, podendo ver pessoalmente isso. É interessante, né? Ver o nosso guia contando um pouco da história, das guerras — compartilhou ele.
Quem também não conseguiu esconder o fascínio com a experiência e o orgulho do filho foi Aline Vargas, mãe de Bernardo. Na comitiva de Passo Fundo que visita a Suíça, cada estudante foi acompanhado de um familiar responsável e de um professor orientador, com foco na apresentação que farão nesta quarta-feira (17).
— Tem sido fantástico poder acompanhar de perto tudo o que ele está vivendo, essas experiências que vão ficar marcadas pro resto da vida. Vale a pena se esforçar — avaliou Aline.
Os dois aproveitaram a visita ao monumento da Cadeira Quebrada para registrar o momento, segurando uma bandeira da escola Zeferino Demetrio Costi. O segundo ponto turístico mais visitado de Genebra fica em frente à Praça das Nações e representa as vítimas de minas, tem mais de 12 metros e pesa cinco toneladas.
Visita a embaixador passo-fundense
Durante a visita ao Consulado Geral do Brasil em Genebra, os cinco estudantes puderam conversar e apresentar os projetos da cidade para o embaixador do Brasil no país, José Luiz Machado e Costa, que também é passo-fundense. Ele se mostrou impressionado com a desenvoltura dos alunos da rede municipal ao defenderem os programas.
— Ver jovens tão comprometidos com o conhecimento, sendo capazes de expressar projetos complexos, em inglês e na Suíça, eu acho que é um motivo de aplauso. É gratificante ver os jovens brasileiros aqui representando o nosso país — afirmou.
No segundo dia da viagem educacional o grupo da Missão Cidade Educadora ainda passou pelo Museu de Cera e Vidro, que reúne história e modernidade em uma exposição singular, além de conhecer a história da Cruz Vermelha no museu da instituição.
Apresentação de projetos
Além de conhecer Genebra, uma das 487 cidades educadoras espalhadas pelo mundo, os estudantes foram a Suíça para apresentar cinco projetos educacionais desenvolvidos em Passo Fundo e que promovem o ensino além das salas de aula. O momento mais aguardado da viagem acontecerá nesta quarta-feira (17)
Na prefeitura de Genebra, os estudantes falarão sobre: Escola Pública de Música Yamandú Costa, Prisma Espaço Geek, Sustentabilidade e Mobilidade Urbana, Ki da Horta e Passo Fundo em Movimento. A apresentação será feita inteiramente em inglês para a prefeita e outros representantes da administração da cidade.
Acompanhe a Missão Cidade Educadora em GZH Passo Fundo
A repórter Francieli Alonso, da RBS TV, é a correspondente da Missão Cidade Educadora direto da Suíça. Acompanhe os detalhes da viagem em reportagens diárias publicadas em GZH Passo Fundo.