Depois de quase dois dias de viagem e escalas em São Paulo e Zurique, a comitiva da Missão Cidade Educadora chegou a Genebra, na Suíça. E nesta segunda-feira (15), a programação dos alunos da rede municipal de Passo Fundo foi voltada à história e à cultura da cidade milenar.
Com 250 mil habitantes, Genebra é a segunda cidade mais populosa do país, perdendo apenas para a capital Zurique, e foi fundada no ano de 1.034, embora existam registros de sua existência que remontam a 120 a.C. Uma das 497 cidades educadoras espalhadas pelo mundo, é lar de dezenas de organizações internacionais e guarda uma rica arquitetura.
Entre os pontos visitados neste primeiro dia da viagem de estudos e intercâmbio cultural esteve a Cathédrale Saint-Pierre Genève, com direito a subida em uma das torres para um vislumbre panorâmico da cidade. Em estilo romântico-gótico ela começou a ser construída no século 12.
E como apontou o estudante passo-fundense Lucas de Lima da Silva, a catedral carrega uma história mais antiga que até mesmo a própria independência do Brasil.
— É interessante aprender sobre novas culturas, em um país europeu. E também tem um pouco disso que foi levado pro Brasil pelos imigrantes — comentou Lucas, aluno das Escola Municipal de Ensino Fundamental Wolmar Salton.
Outro ponto que recebeu a comitiva de Passo Fundo foi o Palais Eynard, a sede do Conselho Administrativo de Genebra. O palácio construído em 1816 por uma rica família foi adquirido pela cidade em 1891, e hoje abriga também o Museu de História Natural. O prédio é o equivalente ao Palácio Piratini, sede do Governo do RS.
Os estudantes ainda passaram pelo Parc des Bastion, que conta com tabuleiros gigantes de xadrez e damas, além do Muro dos Reformadores, que traz detalhes da reforma protestante na Suíça.
— Os passeios, os pontos históricos, agregam muito no nosso conhecimento. A gente fica cada vez mais esperto, com mais sabedoria — avaliou Nicoly Possel, estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cohab Secchi.
Ao contrário do que possa parecer para uma jovem de 13 anos, ela afirma que está se divertindo conhecendo a história da “cidade velha”, com suas construções, monumentos e costumes. Opinião que é compartilhada pela companheira de viagem Êmily Risson Zanella.
— O estudo nos leva para lugares inimagináveis. Saber que eu tô aqui na Europa, na Suíça, é simplesmente incrível — finalizou a aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom José Gomes.
Na terça-feira (16), o grupo vai aprender mais sobre o papel humanitário de Genebra. No cronograma estão previstas visitas ao Parque das Nações, Sede do Consulado Geral do Brasil e Museu da Cruz Vermelha, entre outros pontos. A viagem educacional segue até o dia 22 de abril.
Acompanhe a Missão Cidade Educadora em GZH Passo Fundo
A repórter Francieli Alonso, da RBS TV, é a correspondente da Missão Cidade Educadora direto da Suíça. Acompanhe os detalhes da viagem em reportagens diárias publicadas em GZH Passo Fundo.