Cinco alunos da rede municipal de Passo Fundo embarcam na sexta-feira (12) para a Suíça, como embaixadores na Missão Cidade Educadora. Além de conhecer Genebra, uma das 487 cidades educadoras espalhadas pelo mundo, os estudantes devem apresentar cinco projetos educacionais desenvolvidos em Passo Fundo que promovem o ensino além das salas de aula.
A viagem segue até 22 de abril com um itinerário que inclui visitas a locais históricos e culturais, instituições de ensino, espaços públicos e museus. Em Genebra, o grupo poderá conhecer a sede da Organização das Nações Unidas e o Museu da Cruz Vermelha.
Depois de visitar Barcelona, no ano passado, a missão escolheu a Suíça em 2024 pelo fato do país ter o melhor Índice de Desenvolvimento Humano do mundo (IDH), segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, Genebra integra a rede de cidades educadoras, motivo que orienta a viagem.
Quais serão os projetos de Passo Fundo apresentados na Suíça
Escola Pública de Música Yamandú Costa
O projeto tem como objetivo promover a inclusão e a transformação social por meio da arte. A escola oferece oficinas gratuitas de música para estudante do sexto ao nono ano da rede pública de educação e assistência social. As aulas acontecem semanalmente em quatro escolas da cidade, com oficinas de cordas, cordas friccionadas, percussão e sopro.
Os participantes que se destacam têm a chance de aprimorar as técnicas com aulas na sede da Escola, localizada no Parque da Gare. Desde que foi inaugurada em março do ano passado, a escola já beneficiou cerca de 400 crianças e adolescentes.
Prisma Espaço Geek
As atividades desenvolvidas na Estação Cultural da Gare, também conhecido como Prisma Espaço Geek, também serão apresentadas na Suíça. O local é dedicado à formação de leitores, do impresso ao digital e tem trabalho focado na cultura geek. As experiências acontecem de diferentes formas, como através de games e robótica.
Ki da Horta
Pautada nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), a iniciativa estimula nos estudantes o cuidado com o meio ambiente e a transformação dos espaços escolares. Entre as ações desenvolvidas estão cultivo de hortas, construção de estufas e instalação de cisternas para captação da água da chuva, além de reutilizar materiais recicláveis na escola e na comunidade.
A rede municipal de Passo Fundo tem 71 escolas, mais de 17 mil estudantes e 1,8 mil professores. Mais de 10 escolas contam com o projeto que deve ser ampliado e atender todas as escolas.
Passo Fundo em Movimento
O programa Passo Fundo em Movimento busca organizar os espaços públicos dando atenção à acessibilidade, ao lazer e a prática de esportes com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida e ocupação dos espaços à população local.
Entre as ações de destaque está o programa Passo Fundo Vai de Bici, sistema compartilhado de bicicletas oferecido de graça na cidade. O município conta com 10 estações espalhadas pelo município. Outro destaque são as academias ao ar livre: atualmente, oito pontos contam com profissionais para auxiliar os usuários.
Sustentabilidade e Mobilidade Urbana
O foco do programa é a criação de área verdes com função ecológica, estética e para lazer. Entre os benefícios estão o maio contato com natureza, redução do sedentarismo e do estresse. O Parque da Gare, no centro de Passo Fundo, é um dos exemplos. O local foi revitalizado e hoje conta com áreas verdes, lago, quadras de esportes, anfiteatro e feira do produtor, e é um dos espaços públicos mais frequentados na cidade.