A retomada do programa Passo Fundo Vai de Bici começou nesta segunda-feira (10) com a instalação de bicicletas em sete estações de Passo Fundo. As condições climáticas atrapalharam a instalação no primeiro dia. Das 80 bicicletas disponíveis, cerca de 40 foram instaladas, sendo que o restante será entregue ao longo da semana.
O sistema de bicicletas compartilhadas passou por uma reformulação desde a primeira edição, que iniciou em 2016 e seguiu até o início de 2020, quando foi encerrado por causa da pandemia de covid-19. Nesse período, cerca de 29 mil pessoas estavam cadastradas no sistema.
No total, serão oito estações que terão bicicletas. Até o momento, os equipamentos foram instalado em sete. A estação três, localizada na Avenida Brasil, no canteiro central entre as ruas Sete de Agosto e Vinte de Setembro, no bairro Boqueirão, só receberá as bicicletas após a conclusão das obras do parque linear.
As estações estão distribuídas em cinco locais na Avenida Brasil, desde o bairro Boqueirão, passando pelo Centro, até o bairro Petrópolis, além do Parque da Gare, no Centro, e no bairro Vera Cruz.
Novidades
Nesta segunda edição, o programa disponibiliza 80 bicicletas de aro 26, de três marchas, cesto, banco mais largo e buzina. As bicicletas também possuem chip para rastreamento da localização.
As mudanças também existem nas estações: das oito disponíveis, seis delas foram remanejadas (confira no fim da matéria). Todas elas possuem alarme, para evitar que sejam retiradas por pessoas que não possuam cadastro.
De acordo com o secretário de Esportes de Passo Fundo, Gilberto Bellaver, o programa retorna com novidades e melhorias para melhor utilização do público. Segundo ele, a iniciativa contempla três pilares: mobilidade urbana, saúde e lazer.
— Neste novo modelo, trazemos novidades, bicicletas com três marchas e chip, estações com alarme. Tivemos a mudança de locais de estações, de alguns lugares estratégicos. Teremos praticamente toda a extensão da Avenida Brasil contendo a possibilidade de estações. Tudo isso para dar mais conforto e segurança para as pessoas — afirma.
Como funciona
Cada usuário tem duas horas pra utilização do serviço. Para retirar novamente é preciso um intervalo de pelo menos 15 minutos. O único pré-requisito para usar o serviço de bicicletas compartilhadas é ser maior de idade. O serviço vai funcionar das 6h às 22h para retirada e 24 horas para devolução e é gratuito.
Novos cadastros
Presencial
Na sede da empresa — rua Independência, 1165 — Centro (próximo aos bombeiros), das 13h30min às 17h30min. É preciso apresentar RG, CPF ou Carteira de Motorista e comprovante de residência em Passo Fundo.
Internet
- Site pfvaidebici.mobhis.com.br
- Aplicativo “pfvaidebici” preenchendo os dados cadastrais e enviando os documentos anexados.
Locais das estações
- Estação 1: Avenida Zero Hora – Praça Jerônimo Airton Bocalon dos Santos – bairro Secchi;
- Estação 2: Avenida Brasil – canteiro central entre as Ruas Castanho da Rocha e Alferes Rodrigues – bairro Boqueirão;
- Estação 3: Avenida Brasil – canteiro central entre as Ruas Sete de Agosto e Vinte de Setembro – bairro Boqueirão;
- Estação 4: Avenida Brasil – canteiro central entre a Avenida Sete de Setembro e a Rua Quinze de Novembro – bairro Centro;
- Estação 5: Avenida Sete de Setembro – Parque da Gare - bairro Centro
- Estação 6: Avenida Brasil – canteiro central entre a Avenida Sete de Setembro e a Rua Dr. João de Freitas – bairro Petrópolis;
- Estação 7: Avenida Rui Barbosa – canteiro central entre a Avenida Brasil e a Rua Paissandu, em frente a Faculdade Ideau – bairro Petrópolis;
- Estação 8: Rua Moacir da Motta Fortes – Praça Adolfo João Floriani – bairro Vera Cruz.