Na manhã desta quarta-feira (14) foi inaugurado o Laboratório Maker na Escola Guaracy Barroso Marinho, em Passo Fundo. O espaço é destinado para atividades interdisciplinares e disponibiliza ferramentas tecnológicas aos alunos do primeiro ao nono ano do ensino Fundamental.
A sala conta com impressora 3D, cortadora a laser e, também, kits de robótica que disponibilizam o uso de tecnologia nas aulas. Segundo o secretário de Educação de Passo Fundo, Adriano Teixeira, um dos objetivos do laboratório é permitir que conteúdos teóricos da sala de aula possam ser empregados na atividade prática.
— A ideia do laboratório Maker é essa, que os alunos possam ver que a fórmula de matemática ajuda a resolver um problema. A ideia é ter um espaço totalmente integrado, não somente com atividades extracurriculares, mas com o que acontece dentro da sala de aula.
A diretora da escola Guaracy Barroso, Leila Regina Galina, define que utilizar um espaço com tecnologia estimula os alunos a se desafiarem ainda mais. Segundo ela, os 670 estudantes que frequentam a instituição ganham uma ferramenta importante que acompanha a nova geração.
— A 20 anos atrás era o quadro e o giz, agora temos computador, televisão, laboratório maker, estamos acompanhando a tecnologia. É muito bom, é uma ferramenta que os professores vão ter. Os alunos vão sair da parte teórica e vão para prática.
O espaço poderá ser utilizado pelos professores e alunos no contraturno segundo o secretário Teixeira.
— Mas, também, a ideia é que o professor use o seu próprio período de aula para ensinar os alunos no laboratório.
Os magistrados fizeram cursos para poder ministrar as aulas com os equipamentos disponíveis no Laboratório Maker.
Investimento
O laboratório da Escola Guaracy Barroso é um dos 12 já entregues à comunidade escolar de diversos bairros de Passo Fundo. Estas salas fazem parte de um projeto com investimento de mais de R$8 milhões dos cofres da prefeitura de Passo Fundo.
Conforme o secretário, o valor cobre n.ao somente os custos com equipamentos.
— Está incluso também a formação de 100% dos professores, envolve o material didático do primeiro ao nono ano, e também um técnico no laboratório para deixar a impressora funcionando, os materiais ajustados para que o professor possa chegar e dar sua aula.
Ainda este ano outras salas serão entregues em escolas do município, possibilitando que mais alunos tenham acesso às ferramentas.
GZH Passo Fundo
Entre em contato conosco: