Passo Fundo passa a integrar o projeto de Cidades Laboratórios, uma iniciativa fomentada pelo movimento do Pacto pela Educação do Rio Grande do Sul. A adesão ao programa ocorreu nesta terça-feira (30), em Porto Alegre, quando o secretário Municipal de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, participou de um encontro com a coordenação do Pacto.
De acordo com Teixeira, a adesão do município ao projeto é resultado de investimentos do Executivo para qualificar a área educativa:
— O convite do Pacto pela Educação para que sejamos um município laboratório coloca a nossa experiência à disposição de outros municípios gaúchos para que possam conhecer propostas inovadoras e contextualizá-las às suas realidades.
O coordenador executivo da iniciativa, Leandro Duarte Moreira, explica que o projeto tem como foco destacar os municípios que aderem ao movimento pela educação no Estado como referências estaduais na implementação de perspectivas inovadoras na gestão pública.
— Passo Fundo aderiu ao Pacto e tem uma gestão integrada dedicada à educação com metas claras e ações de impacto. Essa iniciativa fortalece as ações em educação, envolvendo todos, público e privado, para garantir um melhor aprendizado para as crianças e jovens — pontuou.
Cidade Educadora
Uma das idealizadoras do Pacto pela Educação do RS, Mônica Timm de Carvalho, destacou que o movimento em prol da melhoria da educação em todo o Estado é uma plataforma da sociedade civil que pretende integrar todos os atores envolvidos.
— A cidade deve demonstrar clareza no entendimento da importância do planejamento, do método de trabalho, constância de propósitos, clareza nos objetivos e muito empenho político na coordenação das ações em desenvolvimento”, pontuou Mônica.
Segundo Mônica, receber Passo Fundo como uma Cidade Laboratório do Pacto pela Educação no Rio Grande do Sul fortalece o movimento, já que abre espaço para conexões com demais municípios da região.