O imposto de renda (IR) ainda precisa ser declarado por 17% dos contribuintes esperados de Passo Fundo. A estimativa é da Receita Federal, que contabiliza 54.809 declarações — o que representa 83,04% — realizadas até a manhã desta quarta-feira (5) na cidade.
O total previsto para este ano é em torno de 66 mil declarações, segundo a Receita Federal. Para isso, os contribuintes têm até 30 de agosto, prazo ampliado em Passo Fundo e outras 398 cidades gaúchas por causa das enchentes que causaram mortes e estragos no Rio Grande do Sul.
Por isso, a previsão é que agora as entregas fiquem para o final do prazo, segundo o auditor fiscal da Receita Federal Cláudio Morello.
— Normalmente só há aceleração das entregas nos últimos 15 dias. Então, talvez tenhamos um marasmo até meados de agosto — afirmou.
Os contribuintes que fizeram as declarações até 15 de maio e têm direito a restituição já receberam o valor do primeiro lote. A remessa foi entregue em 31 de maio. Em Passo Fundo, 19.326 dos 24.158 contribuintes que já declararam têm direito à restituição do tributo.