Na tentativa de amenizar perdas e melhorar o rendimento das suas cultivares, o tratamento de sementes é uma técnica cada vez mais buscada pelo produtor rural. Na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, uma série de opções são oferecidas aos agricultores que vêm ao parque em busca do aprimoramento das lavouras. Dentre elas, a aplicação de polímeros, pós secantes e grafites nas sementes.
— As próprias indústrias de químicos, biológicos, de fertilizantes, eles estão olhando para o mercado de tratamento, porque leva ao produtor uma semente bem tratada que não só melhora o trabalho do produtor, mas também protege o meio ambiente — pontua o diretor do Grupo OTM Agrícola, Pedro Furtado.
A empresa oferece o tratamento conforme a necessidade do produtor, executando a técnica no momento do plantio e oferecendo mão de obra sob demanda, pelo tempo necessário para atender à propriedade.
Na outra ponta, estão as máquinas especializadas no tratamento dessas sementes, que variam de pequenos a grandes equipamentos. A tecnologia é uma realidade tanto para o pequeno quanto grande produtor. O grafite faz com que as sementes não grudem uma na outra, já o revestimento em polímero vai proteger contra falhas e pragas.
— Hoje, nenhum agricultor no mundo planta uma semente que não for tratada, porque sem o tratamento ela vai germinar menos e ter menor produtividade. E o que o produtor busca é aumento da rentabilidade, uma consequência que vem com o tratamento adequado — destaca o diretor de Marketing da Grazmec, Sidnei Neitzke.