Quem passar pelo Parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, até sexta-feira (8) terá a oportunidade de ver e sentir na prática alguns dos desafios enfrentados pelos produtores durante o período de colheita da soja.
A imersão acontece através de um equipamento que simula uma máquina agrícola e apresenta diversos desafios durante o percurso, como plantas invasoras, plantas mortas e até animais que podem surgir em meio ao processo.
A estudante do 7º semestre de agronomia, Maqueli Cecchin, foi uma das visitantes que participou da simulação. Ela nunca teve contato com uma máquina agrícola na prática e conta que foi desafiador concluir o percurso.
— Foi bem interessante, mas um pouco difícil, principalmente com a forma de lidar e conseguir desviar dos obstáculos. Eu nunca andei em uma máquina, então foi uma experiência legal e dá para dizer que os produtores têm muitos desafios nas lavouras — afirma.
Do outro lado, o produtor Marcelo Marques também participou da atividade e relatou que o simulador é um pouco diferente da colheita real, mas os desafios e a atenção necessária durante o processo são iguais os que enfrenta na sua lavoura.
— O nosso dia a dia na lavoura é bastante desafiador e precisa ter muita atenção. Então no jogo foi tranquilo — relatou o produtor, bem-humorado.
Apesar dos desafios, existem ferramentas para contornar essas situações e auxiliar os agricultores durante a colheita, explicou o gerente de licenciamento Cordius, Thomas Gonçalves. Segundo ele, a ideia foi justamente levar para a feira uma simulação descontraída, apesar das dificuldades enfrentadas na agricultura para produzir e colher.
A ideia é possibilitar que os visitantes que vivem apenas no ambiente urbano tenham a experiência, mesmo que rápida, de saber como acontece o processo de colheita dos grãos.
— É uma forma de aproximar os públicos e fazer, mesmo que de forma ilustrativa, as pessoas sentirem um pouco dessas dificuldades e desafios. A participação do público tem sido surpreendentemente positiva. As pessoas realmente se interessam ao perceber que essa é a realidade e, embora em forma de jogo, retrata a realidade do campo — avalia.
Serviço
- Onde: Simulador de colheita Corteva
- Local: Avenida da Produção Vegetal, ao lado da Casa da Cotrijal
- Quando: até sexta-feira (8)