Até 12 de dezembro, a cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, recebe a COP28, a conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento começou na última quinta-feira (30), com representação passo-fundense.
O diretor do Conselho de Administração da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio) e presidente da empresa Be8, Erasmo Battistella, participa de encontros junto com as delegações do Brasil e do Paraguai.
Em Dubai há cinco dias, o empresário de Passo Fundo já esteve reunido com ministros de Investimento e Comércio da Arábia Saudita, de Indústria e Comércio do Paraguai, e do Estado do Comércio dos Emirados Árabes Unidos.
Na COP28, o objetivo é defender os biocombustíveis como a melhor solução de curto prazo para uma transição energética eficiente, especialmente em um momento de urgência da crise climática e dos desafios ambientais em todo o mundo. A expectativa do empresário é de que o Brasil tenha um papel protagonista em energias limpas.
— Muito se tem falado sobre veículos elétricos, hidrogênio e outras rotas tecnológicas com todo seu alto impacto de investimento para a transição e, há muito tempo, o biodiesel está pronto para cumprir sua função do processo de descarbonização — destacou o empresário.
Protagonismo da América do Sul
Nos encontros, também serão discutidas políticas públicas para estimular o uso de biocombustíveis nos países da América do Sul, como a isenção de taxas para energias renováveis produzidas na região. Representantes de Argentina, Brasil, Colômbia, Paraguai e Uruguai já manifestaram interesse.
— São duas frentes: abrir novos mercados para nossos produtos no exterior e trazer recursos de financiamentos verdes para nossos investimentos na América do Sul — finalizou Battistella.