As obras emergenciais do estacionamento do Aeroporto Lauro Kortz, em Passo Fundo, foram finalizadas na quarta-feira (21). Nesta quinta-feira (22), o terminal aeroportuário já contava com mais 180 vagas para veículos, totalizando cerca de 300 em toda a área de estacionamento. A intervenção realizada pela Secretaria de Obras é considerada emergencial para solucionar os problemas de falta de vagas, alvo de reclamação dos passageiros.
A medida foi realizada após autorização do Departamento Aeroportuário Estadual. Desde a última semana, foi feito o nivelamento da área com terraplanagem e a colocação de pavimentação com brita graduada no acesso. A partir da concessão à iniciativa privada, que deve ocorrer a partir de 2024, o espaço deverá ter novas melhorias de pavimentação.
— Ficou bem melhor. Antes, quando vínhamos para um voo, ficava muito ruim, porque é sempre lotado, com todo mundo chegando no mesmo horário. Então, era ônibus, vans, carros. Ficava ruim para descer com as malas. Ainda falta uma pavimentação, um asfalto, mas já está bem melhor que antes — relata a médica Laura Reis.
Para outro passageiro, houve avanço após as reclamações da comunidade. O engenheiro agrônomo Maicon Mattani relata ter mais comodidade na hora de acessar o aeroporto.
— Precisávamos de mais acesso, porque sempre é lotado. Conseguiram ampliar para termos um pouco mais de comodidade ao chegar. A gente ficava longe, carregando mala, com a família. Então, avançamos com um espaço destinado ao estacionamento — declara.
O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, pontua que a ação emergencial deve auxiliar a comunidade nas suas necessidades e compromissos com voos.
— É uma ação de forma emergencial, que vai auxiliar as pessoas para deixarem seus carros em dias de voos, desafogando o estacionamento existente. A obra de pavimentação asfáltica definitiva será realizada após a definição sobre a concessão do aeroporto à iniciativa privada — destaca.
GZH Passo Fundo
Entre em contato conosco: