O clima se tornou a principal pauta do governo do Rio Grande do Sul depois da enchente de maio, avaliou o assessor técnico Diogo Heck, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema).
Com mais de 15 anos de experiência na área de infraestrutura, Heck atua no governo do Estado desde o começo de 2023 e integra programas como o ProClima 2050, que busca estratégias para reduzir o impacto das mudanças climáticas sobre a população gaúcha.
Ele está em Passo Fundo nesta sexta-feira (25) para um painel sobre descarbonização durante a Feitech, a feira de inovação que acontece no Gran Palazzo até sábado (26) (veja o serviço abaixo).
Apesar de já existirem ações climáticas a nível público antes, o assunto tornou-se urgente depois das 182 mortes e do prejuízo bilionário deixados pela tragédia de maio. A consequência foi que todo o plano de reconstrução do RS passou a considerar questões energéticas e ambientais voltadas ao clima, por exemplo.
— Hoje a pauta climática como um todo é a principal (pauta) do governo e não teria como ser diferente. Na prática, qualquer projeto que o governo for fazer hoje terá um olhar para as consequências que isso traz para o clima. É o grande aprendizado — disse.
Em Passo Fundo, Heck abordará as análises do governo gaúcho sobre o perfil de emissões e as estratégias para avançar na descarbonização no Estado.
Segundo ele, as emissões de dióxido de carbono — o gás poluente responsável pelos gases de efeito estufa — do RS vêm especialmente do setor primário (agricultura) e do transporte.
Em resposta, o poder público prevê iniciativas de pesquisa para a mitigação dos gases poluentes com apoio da Fapergs e de instituições como a UFRGS, UFSM, Unipampa e Embrapa. Outra estratégia é o incentivo ao hidrogênio verde como energia de combustão, e de biogás, no tratamento de resíduos. Hoje 85% da matriz energética do RS já é renovável.
Para seguir nesse caminho, o governo ressalta a importância das parcerias público-privadas — a essência do painel da Feitech desta sexta.
— Não é só uma parte que vai fazer o todo funcionar, mas a união de esforços. Essa é uma característica do governo, que entende que o público e privado precisam andar juntos, em especial para combater as mudanças do clima — pontuou Heck.
Serviço — Painel sobre descarbonização na Feitech
- O que: painel "O poder da cooperação público-privada no fomento da descarbonização por meio da inovação"
- Quando: sexta-feira (25), às 14h
- Onde: Palco 360º da Feitech (Arena Gran Palazzo, em Passo Fundo)
- Entrada: gratuita
- Participam: Márcia Capellari (diretora Instituto Aliança Empresarial), Erasmo Carlos Battistella (CEO e presidente Be8), Diogo Heck (Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura) e Bárbara Fritzen (secretária de Inovação de Passo Fundo).