Por Edu Ferreira, publicitário, CEO Fundador da Sinergy Novas Mídias
Sou carioca, moro no Rio Grande do Sul há 35 anos e com frequência escolho o Brasil e o Rio Grande do Sul. Viajo pelo mundo e sempre que desembarco no aeroporto Salgado Filho tenho a certeza de que é aqui que devemos investir. Que nosso país, que tem paisagens incríveis, riqueza natural inigualável e um povo acolhedor, merece a nossa confiança e empenho para sair dessa crise e se tornar novamente um lugar atrativo para a construção de uma vida, de uma carreira, de uma família. Acredito na força dos brasileiros e nas imensas oportunidades que temos se fizermos o "dever de casa", especialmente com a união das forças público-privadas. Precisamos priorizar e buscar soluções para segurança, justiça e educação.
Historicamente, a economia brasileira foi impulsionada por grandes empresas que viram em suas atividades uma oportunidade de crescimento para o país, gerando empregos e consequentemente impulsionando a máquina. Para um futuro próximo, enxergo cada vez mais a força empreendedora como alternativa positiva para o Brasil, atuando na transformação de cenários negativos e criando oportunidades para que nossos talentos não queiram embarcar em uma viagem só de ida para a Europa ou para os Estados Unidos.
Acredito na força das médias e pequenas empresas, trazendo ainda como contribuições adicionais mudanças nas relações de emprego, novas ofertas de produtos e serviços, mais proximidade entre as organizações e as pessoas e na possibilidade de gerar inovação. Mas entendo que isso só acontecerá se acreditarmos na mudança, nos diferenciais positivos que possuímos enquanto nação, no poder das nossas relações, na nossa tão evidente capacidade criativa e se unirmos esforços para isso. Sabemos que o Brasil enfrenta problemas e uma grave crise política e econômica, mas também sabemos que morar em outra nação impõe desafios nada românticos a um imigrante.
Quando penso na minha responsabilidade enquanto empresário brasileiro, entendo que preciso ser mais do que um player de mídia de out of home e contribuir para melhorar a vida dos moradores das cidades onde temos operações instaladas. Oferecer mais do que espaços para exposição de marcas, contribuindo com o embelezamento dos espaços urbanos a partir da inovação e da qualidade dos produtos. Oferecer utilidade com equipamentos que facilitem a vida das pessoas no seu dia a dia e estimular que todos ganhem nas relações comerciais, promover sinergia.
Acredito que oferecendo possibilidade de reinvenção de profissões e negócios geraremos novas oportunidades. Como empresários devemos oferecer emprego, sim, mas também estímulo e exemplo a jovens que queiram empreender e construir negócios que contribuam com a sociedade gaúcha e brasileira. Precisamos usar toda a nossa capacidade e jogo de cintura para construir soluções, negócios de impacto social para nosso país. Quando todos acreditarem e dedicarem energia nessa direção, tenho certeza de que seremos campeões e retomaremos a vontade de permanecer, sem hesitar, em solo verde-amarelo. Que as idas aos outros continentes sejam apenas para buscar inspirações, ideias, contatos e conexões para criar e desenvolver aqui, na nossa terra. Com todas essas forças podemos posicionar o Brasil como coração do mundo.