A Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Administração e Ordem Tributária (Deat), da Polícia Civil, cumpriu na manhã desta quarta-feira (28) mandados de busca e apreensão na sede do Grupo Educacional Facinepe, em imóveis do ex-dono da empresa, o advogado Faustino da Rosa Júnior, em Porto Alegre, e nas Câmaras de Vereadores da Capital e de Guaíba.
Segundo a Polícia Civil, a Operação Educatio investiga indivíduos que estariam comercializando certificados falsos de cursos de pós-graduação em variadas áreas do conhecimento, principalmente diplomas de Medicina.
Cerca de 200 agentes participaram da operação. A investigação tramita em segredo de Justiça, e a polícia não divulga detalhes do trabalho. Ao todo, foram cumpridos 19 mandados judiciais de busca e apreensão em Porto Alegre e Guaíba, além de 13 ordens judiciais de indisponibilidade de bens. Foram apreendidos, pelo menos, oito veículos, entre eles Porsche Boxster, BMW Z4, Azera, Civic, Porsche Cayenne e Amarok.
— O inquérito corre sob sigilo decretado pela Justiça, e algumas informações não podemos passar neste momento — justificou o delegado André Lobo Anicet.
— A operação cumpriu a finalidade. O que foi apreendido são objetos e documentos que serão de extrema importância para o deslinde da investigação e para o que poderemos revelar à sociedade depois — acrescentou o delegado Max Ritter.
Entre os locais que foram alvo da operação estão os gabinetes dos vereadores Márcio Bins Ely (PDT), em Porto Alegre, e Renan Pereira (PTB), presidente da Câmara de Guaíba. A assessoria de Ely informou que o parlamentar "está surpreso" com a situação e que "também está aguardando explicação sobre o fato".
Embora não revelada, a busca de documentos em Guaíba está ligada ao fato de Pereira ter certificado de especialização em pediatria, emitido em 2015 pelo Faculdade Centro Sul do Paraná (Facspar), instituição que está de portas fechadas há sete anos. Em fevereiro de 2015, o Grupo Facinepe comprou a "documentação" da Facspar e passou a entregar certificados em nome da instituição paranaense.
Apesar de ter registro como clínico geral no Conselho Regional de Medicina, Pereira se apresentava como pediatra até o começo do ano (quando foi localizado pelo Cremers para responder a um processo ético-profissional) atendia crianças no Posto de Pronto Atendimento de Guaíba, atividade que pavimentou sua eleição como vereador mais votado da história da cidade.
Pereira confirmou que seu gabinete foi revistado, mas disse não saber o porquê.
— Não tem nada ilegal. Acho que foram aleatoriamente em quem fez curso de especialização. Eu fiz, paguei as mensalidades, fiz o trabalho de conclusão, tenho provas disso e e-mails. Se a faculdade tem problema, eu não tenho como adivinhar. Ninguém me falou que o curso não é reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação). Eu atuo como clínico-geral concursado em Guaíba — disse.
GaúchaZH telefonou para o advogado de Faustino, Jorge Sobbé. Ele informou que a acusação contra seu cliente ainda não está formalizada e seria precipitada qualquer manifestação, o que pretende fazer nos próximos dias.
Pelo menos oito veículos foram alvo de busca e apreensão na Operação Educatio, incluindo um Porsche Boxster e um BMW Z4. Leia mais
A investigação
O Grupo Facinepe é investigado desde o ano passado por irregularidades na oferta de cursos de pós-graduação pela Polícia Civil, pelo Ministério Público Federal e pelo Ministério da Educação.
As suspeitas sobre o Facinepe foram reveladas pelo Grupo de Investigação da RBS (GDI) em março de 2017, com a reportagem "O homem da faculdade de papel". Após a publicação, o ex-prefeito de Porto Alegre, e então reitor do Facinepe, José Fortunati, anunciou seu afastamento do cargo.
Em junho, em uma nova reportagem, o GDI revelou que o médico colombiano Daniel Correa Posada tinha recebido certificado de pós-graduação de cirurgião plástico do Grupo Facinepe, sem reconhecimentos do Ministério da Educação e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Ao operar pacientes, Posada teria causado lesões em 12 mulheres, sendo que uma morreu após a cirurgia.