Um problema na subestação Porto Alegre 9, de responsabilidade da CPFL Transmissora, causou o desabastecimento de energia de milhares de pontos em Porto Alegre na tarde desta quarta-feira (18). A interrupção aconteceu por volta das 16h38min e chegou a atingir cerca de 72 mil clientes, afetando também sinaleiras da Capital e a operação do trensurb.
Segundo a CEEE Equatorial, em poucos minutos as equipes da concessionária conseguiram restabelecer a energia para 30 mil consumidores. Por volta das 17h50min, a empresa informou que o serviço havia sido normalizado para todos os afetados. No entanto, ainda há relatos de falta de energia nos Bairros Menino Deus e Floresta.
A CEEE ainda afirmou que está acompanhando junto à CPFL, responsável pela transmissão de energia, os trabalhos para identificação da causa da interrupção de energia na subestação e que juntas as empresas tomarão as medidas necessárias para que esse tipo de ocorrência não volte a acontecer.
Em nota, a CPFL afirmou que a queda no fornecimento de energia ocorreu "em decorrência da falha na subestação Porto Alegre 9" e que ainda está apurando as causas.
Em razão da falta de energia, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informou que alguns semáforos chegaram a ficar fora de operação. Os cruzamentos afetados foram:
- AJ Renner x Dona Teodora
- Sertório x Dona Alzira
- Assis Brasil x Senhor do Bom Fim
- Presidente Franklin Roosevelt x Pedestre nº 770 (próximo ao Colégio Concórdia)
- Ipiranga x Vicente da Fontoura
- Ipiranga x Lucas de Oliveira x Veador Porto
- Lucas de Oliveira x Neusa Goulart Brizola
Alteração na operação do trensurb
O problema também afetou a operação do trensurb, que ficou em via única em ambos os sentidos no trecho entre as estações Unisinos e Novo Hamburgo, com intervalo aproximado de 30 minutos entre viagens.
A operação foi normalizada nos dois sentidos por volta das 18h08min, segundo a Trensurb, ainda com intervalos de 30 minutos.
No restante da linha, entre Farrapos e Unisinos, os trens seguiram circulando normalmente com intervalos de 15 minutos.
Procurada, a RGE, que fornece energia elétrica para o Vale do Sinos, ainda não explicou o motivo do desabastecimento.
Canais oficiais
A CEEE informou que em caso de falha no fornecimento de energia elétrica é necessário registrar nos canais oficiais de atendimento da companhia:
- Central de Atendimento 0800 721 2333;
- WhatsApp (51) 3382 5500;
- Agência Virtual, no www.equatorialenergia.com.br.
O que diz a CPFL
Em nota, a CPFL Transmissão afirmou que houve uma "breve oscilação no fornecimento de energia elétrica na região de Porto Alegre" em decorrência da falha na subestação Porto Alegre 9.
A empresa disse que o fornecimento já foi completamente restabelecido para todos os clientes.
"A empresa está apurando as causas da ocorrência e reforça seu compromisso com a qualidade e a segurança do serviço", informou.