Uma infestação de percevejos em bares no centro do Rio de Janeiro tem causado incômodos entre os frequentadores da região. Nas redes sociais, os cariocas têm postado fotos de alergia causada pela picada do inseto.
A proliferação dos insetos nas cadeiras de madeira de alguns estabelecimentos tem gerado reações alérgicas graves, como coceiras intensas e inchaços nas regiões afetadas pelas picadas. O bar Ximeninho é um dos locais mais mencionados após clientes relatarem o problema.
Uma das frequentadoras, Luisa Basilio, contou ao g1 que as picadas de percevejos causaram uma alergia tão forte que ela teve dificuldade para dormir devido à coceira. Segundo Luisa, um amigo também sofreu os mesmos sintomas após visitar o bar na semana anterior.
A situação também foi compartilhada por Mayara Marques, namorada de Luisa, que publicou um relato nas redes sociais. A postagem viralizou rapidamente, acumulando milhões de visualizações.
O que o bar e a prefeitura dizem?
Os responsáveis pelo bar Ximeninho informaram que, ao tomarem conhecimento da situação, trocaram o mobiliário de madeira por plástico e realizaram dedetização nas mesas e cadeiras.
Além disso, a limpeza do mobiliário foi intensificada, e o estabelecimento promete continuar monitorando a situação até que o problema seja completamente resolvido.
Já a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro enviou uma equipe do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (Ivisa-Rio) para averiguar a situação.
Após a inspeção, a equipe verificou que o bar já havia sido desinsetizado e as cadeiras trocadas. Com isso, não foram encontrados sinais de percevejos no local, e a Secretaria informou que continuará monitorando o caso.
O que são percevejos?
Percevejos são insetos sem asas sugadores, com corpo oval e marrom-avermelhado. Eles frequentam uma variedade de ambientes, porém, são mais noturnos. São encontrados em três tipos:
- Fitófagos: pragas do campo, que se alimentam de seiva
- Hematófagos: se alimentam de sangue
- Entomófagos: se alimentam de outros insetos
O segundo grupo é o mais perigoso aos humanos, pois transmite doenças, como a de Chagas, por exemplo.
Como saber se fui picado?
Quando a pessoa é picada, o maior sinal são as marcas vermelhas espalhadas ao redor da lesão.
Neste caso, é visível as protuberâncias que parecem com riscos, além de coçarem. Também são comuns pequenos buracos, manchas roxas e bolhas.
É importante que seja procurado um profissional de saúde para a administração correta. Além disso, também é recomendado que não coce a região, evitando ferimento.
Onde ficam?
Percevejos são comuns em locais escuros onde possam se esconder. Entre eles, carpetes, almofadas, colchões, entre outros. Por isso, é importante notar alguns sinais da passagem do inseto pelo local, como:
- Manchas de sangue
- Manchas escuras provenientes das fezes do animal
- Exoesqueletos de insetos
- Odor de mofo
A identificação da espécie, assim como o controle de uma possível infestação, deve ser realizada por profissionais capacitados.
Quando encontrado, é importante uma análise para verificar a presença do protozoário Trypanosoma cruzi, que pode causar a doença de Chagas através da transmissão do parasita pela picada.
Como proteger minha casa contra percevejos?
Para lidar com os percevejos, é ideal que não se permita que ele entre na sua casa. Para isso, como medidas eficazes, é importante deixar malas e bolsas abertas em ambientes novos, como hotéis, por exemplo.
Outra providência eficaz são limpezas regulares em casa, trocando a roupa de cama e mantendo ambientes arejados.