Um boletim da Defesa Civil e da Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado (Sema) divulgado neste sábado (11) apontou que os rios Taquari e Caí apresentaram elevação em seus níveis. O aumento se justifica pelo volume de chuva que caiu nas localidades nas últimas 24 horas. A previsão de novas chuvas colocou os prefeitos das regiões em alerta desde a última sexta-feira (10).
Em Lajeado, a medição registrada às 19h15min deste sábado apontou que o Rio Taquari tinha chegado a marca de 19m36cm, sendo que a cotação de inundação no município era de 19m. Ao menos 1,3 mil pessoas estão fora de casa em razão dos transtornos causados pela chuva.
Já em Muçum, o rio bateu a cota de alerta ao chegar a 11m30cm. O prefeito Mateus Trojan disse que a prefeitura monitora permanentemente o nível do Taquari e trabalha com a projeção de estabilidade nas próximas horas. Ainda segundo o prefeito, a cidade precisa de voluntários e maquinários para ajudar na limpeza do município um dos primeiros atingidos pela enchente.
Vale do Caí
A situação no Vale do Caí é parecida com a do Vale do Taquari. Em São Sebastião do Caí, a chuva das últimas horas aumentou o nível do rio, mas ainda não trouxe novos problemas. Conforme o prefeito Júlio Campani, o município trabalha com a estabilidade do rio para seguir nos trabalhos de reconstrução.