O principal navio da Marinha do Brasil, maior máquina de guerra da América Latina, chegou às 13h24min deste sábado (11) na cidade de Rio Grande, na zona sul do Estado, para se somar aos esforços de socorro ao Rio Grande do Sul, atingido por catástrofe climática e severas enchentes.
Esse foi o horário em que o Navio Aeródromo Multipropósito (NAM) "Atlântico" ingressou por entre os braços dos molhes da barra, em direção ao Porto de Rio Grande, onde irá atracar. O NAM zarpou na quarta-feira (8) da Base Naval da Ilha das Cobras, no Rio de Janeiro.
A embarcação, que veio acompanhada da Fragata Defensora, vem em missão de auxílio humanitário: são 1.350 militares, 154 toneladas de donativos, 38 viaturas, 24 embarcações de pequeno e médio porte, três helicópteros e duas estações móveis de tratamento de água. Os equipamentos têm capacidade para produzir 20 mil litros de água potável por hora.
No cenário dramático enfrentado pelo Rio Grande do Sul, a água mineral escasseou em mercados e pequenos comércios. Milhares de pessoas enfrentaram interrupções no abastecimento pelas companhias de saneamento. Ruas, avenidas e estradas sofrem bloqueios por aguaceiro, entulhos e deslizamentos de terra. A operação da Marinha, batizada "Abrigo pelo Mar", irá atuar na mitigação dessas consequências, além de reforçar o auxílio em resgates.
Segundo comunicado da força, as 38 viaturas que chegam, parte do Grupamento de Fuzileiros Navais, irão prestar apoio à Defesa Civil.
A Marinha afirma que está atuando desde 30 abril em ações de resgate e entrega de medicamentos, alimentos e água. O balanço da força aponta, até o momento, a mobilização de oito navios, 11 helicópteros e cerca de 50 embarcações de menor porte, além de 70 viaturas e dois mil militares. A Marinha afirma que realizou 1,5 mil resgates.
Na sexta-feira (10), já havia atracado no Porto de Rio Grande o Navio Amazonas, também da Marinha, trazendo 80 toneladas de suprimentos, como material de higiene pessoal e equipamentos de resgate aquático, acrescidos de 41 mil litros de água potável.
A força também anunciou que a operação receberá o reforço do Navio de Socorro Submarino "Guillobel", com previsão de chegada em Rio Grande, sede do principal porto gaúcho, na próxima terça-feira (14). A embarcação está sendo carregada com água, alimentos, material de limpeza e ração animal. Segundo a Marinha, será a última das oito embarcações mobilizadas; outras sete já estão no Rio Grande do Sul.
A Marinha instalou, na quinta-feira (9), um hospital de campanha na cidade de Guaíba, na Avenida Nestor de Moura Jardim, número 417. É oferecido atendimento diário, das 8h às 17h.