O navio Amazonas, da Marinha do Brasil, chegou ao Porto de Rio Grande às 10h30min desta sexta-feira (10). É a primeira embarcação da força vinda de fora do Estado a atracar para trazer ajuda humanitária e auxílio militar para desobstrução de vias interrompidas em consequência da crise climática.
A embarcação Amazonas é de médio porte, vinda do Rio de Janeiro. Está prevista para sábado (11) a chegada de um navio de grande porte da Marinha com mais auxílio, incluindo estações de tratamento de água.
A reportagem acompanhou o trabalho dos Práticos da Barra do Rio Grande. O prático é, em linguagem coloquial, um manobrista que auxilia grandes embarcações a ingressarem nas áreas dos portos, guiando o comandante de acordo com condições de vento, correnteza e visibilidade.
O prático vai junto de uma equipe em uma lancha de potentes motores até o ponto do oceano em que a embarcação aguarda. Ao chegar, salta de um ponto alto da lancha até uma escada do navio. Depois disso, passa a auxiliar o comandante da embarcação. No total, a Marinha irá empregar oito navios nas ações de socorro ao Rio Grande do Sul. Quatro deles virão do Rio de Janeiro e outros quatro, de menor porte, fazem parte do Comando do 5º Distrito Naval, sediado em Rio Grande.