A chuva ganhou força em Santa Catarina na madrugada desta quinta-feira (2). Os volumes de precipitação superaram os 100mm na região do Litoral Sul, devido à aproximação de uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul. Pelo menos 12 municípios observaram estragos.
De acordo com o monitoramento e alerta da Secretaria da Proteção e Defesa Civil (SDC), o avanço deste sistema traz chuva intensa e volumosa para o Oeste, Planalto e Litoral Sul, especialmente nas áreas de divisa com o RS, podendo avançar até as regiões do Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.
Até o momento, 12 municípios registraram ocorrências, sendo eles: Praia Grande, São João do Sul, São Joaquim, Urupema, Painel, Balneário Rincão, Urussanga, Criciúma, Içara, Orleans, Alto Bela Vista e Ipira. Desses municípios, Praia Grande foi o único que decretou Situação de Emergência.
Uma morte em Ipira foi registrada, mas ainda se investiga se ocorreu em decorrência da forte chuva. Além disso, mais de 20 pessoas já estão desalojadas, sendo seis em Praia Grande, quatro em Orleans, 16 em São João do Sul e uma família em São Joaquim. Há ainda outras seis pessoas desabrigadas em Praia Grande.
Na sexta-feira (3), a frente fria se estabelece sobre Santa Catarina. Em todo o período também são esperados temporais com descargas elétricas, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo. Os acumulados entre a quinta e a sexta devem variar entre 150 mm e 200 mm no Extremo Oeste, Oeste e em áreas do Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul que fazem divisa com o RS.