A instabilidade do fornecimento de energia elétrica em parte do Rio Grande do Sul gera insegurança para os gaúchos. As empresas RGE, CEEE Equatorial e Certel relatam em boletim lançado nessa segunda-feira (13), que mais de 282 mil imóveis permanecem sem luz nas áreas de concessão da empresa.
A RGE relata que a instabilidade segue sobre a área de concessão da empresa. No momento, 143,9 mil clientes estão sem energia na área da RGE. A maioria desses clientes estão em áreas alagadas ou em locais com impedimento de acesso das equipes.
As regiões mais afetadas na área da RGE são a Metropolitana (65,2 mil), Vale dos Sinos (34,3 mil), Vale do Taquari (25,5 mil) e Vale do Rio Pardo (12,5 mil).
A RGE alerta que a população deve ficar longe de fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica. A orientação nesses casos é acionar imediatamente a RGE e o corpo de bombeiros e aguardar o atendimento.
A Certel, que atende a região dos Vales, explica que o retorno das chuvas e locais inacessíveis deixam dois mil associados sem energia.
As localidades afetadas da Certel ficam nas cidades de Arroio do Meio, Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Capitão, Coqueiro Baixo, Encantado, Forquetinha, Gramado Xavier, Lajeado, Marques de Souza, Pouso Novo, Progresso, Putinga, Santa Clara do Sul, Sério e Travesseiro.
Na tarde de hoje, a CEEE Equatorial registrou 137 mil clientes sem energia em sua área de concessão. Desses, 120 mil estão desligados por segurança, devido a áreas alagadas e atendendo a solicitações da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e das prefeituras. Em Porto Alegre, são 95 mil clientes nessas condições.
*Produção: Laisa Rinaldi