A Marinha do Brasil disponibilizou um helicóptero na manhã desta segunda-feira (6) para levar mantimentos e resgatar moradores de Eldorado do Sul, na Região Metropolitana. A aeronave iniciou as viagens às 8h30min e vai realizar quantas forem possíveis.
Eldorado do Sul é uma das cidades mais atingidas pela chuva no Rio Grande do Sul. Praticamente todo o território ficou embaixo d'água e os acessos por terra foram interrompidos após o bloqueio das duas pontes do Guaíba.
O helicóptero decola do campo de futebol do Centro Comunitário da Vila Floresta (Cecoflor), na Zona Norte de Porto Alegre. A prefeitura de Eldorado recebe as doações no clube Itapeva, na rua Avaré, 90, separando os itens e levando até o ponto da decolagem.
As viagens duram entre 30 min e 40 min. Até às 10h, três já haviam sido feitas. O helicóptero, carregado de mantimentos, pousa na BR-290, em um ponto que está seco, e funcionários da prefeitura recolhem e distribuem para o pessoal que está acampado.
Além disso, de barco, os moradores são retirados das casas e levados até a rodovia. O helicóptero também resgatou pessoas que serão levadas para abrigos de Porto Alegre ou para casa de familiares.
Uma das famílias resgatadas foi a da Laura Cristina Ferreira dias da Silva. Ela estava com o namorado e a sogra no segundo piso da casa no bairro Chácara. Por volta das 4h, foram retirados de barco e levados até a rodovia onde foram colocados no helicóptero.
— Ficamos quatro dias no segundo andar. A gente subiu um fogão para o andar de cima. Entrávamos na água para abrir a geladeira e usamos a água da caixa.
O pedido maior de doações é para comidas prontas para consumo, menos marmitas, itens de higiene, roupas, roupas íntimas novas, cobertores e água.