A Climatempo alertou, no final da noite de segunda-feira (6), para perigo extremo em razão das tempestades previstas para o sul do RS, com chuvas de 100 mm por dia - o que se aproxima da média para todo o mês - e ventos acima de 85 km/h. Os números são preocupantes porque, em alguns locais, o volume esperado para o dia se aproxima da média climatológica para todo o mês. Em Santa Vitória do Palmar, por exemplo, dados do Inmet mostram que é normal chover 119,2 milímetros em maio. Já em Rio Grande, essa média é mais baixa: 112 milímetros.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta de grande perigo para o sul do RS. O alerta vermelho, que sinaliza grande perigo, fica válido até as 12h de terça-feira (7) e abrange os municípios de Arroio Grande, Chuí, Herval, Jaguarão, Pedras Altas, Rio Grande e Santa Vitória do Palmar.
Além disso, há chances de rajadas de vento intensa, superiores a 100km/h. O Inmet também sinaliza risco de queda de granizo, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
"Na quarta-feira (8), a formação de um ciclone extratropical e de uma frente fria vai ajudar a levar chuva para as demais regiões do estado", afirma a Climatempo.
A ponta sul do Estado foi a menos afetada pelos temporais que iniciaram na semana passada. Até a manhã desta terça-feira (7), ao menos 90 pessoas morreram em decorrência das enchentes no RS, com 132 desaparecidos, 48 mil em abrigos, mais de 150 mil desalojados e 1,1 milhão de afetados.