Ildo Stramari, 77 anos, conseguiu evitar que um casal fosse soterrado em um deslizamento de terra em Encantado, no Vale do Taquari, na última terça-feira (30). O acidente ocorreu na Rua Sete de Setembro. Duas casas foram destruídas.
Ildo conta que estava em casa, quando viu que algumas árvores começaram a descer do morro. Depois, ouviu barulhos de terra e decidiu avisar os vizinhos.
— Começou a estalar e depois veio a casa lá em cima e desceu. Fui avisar todos os vizinhos ali de cima pra eles saírem e eles conseguiram. Depois, a casa foi soterrada — relembra Ildo.
Conforme o aposentado, um casal estava dentro da casa e não viu que a terra tinha começado a descer. Na outra residência, que caiu primeiro, não havia ninguém dentro. Cerca de meia hora depois do aviso, a segunda casa foi atingida pela terra e escombros da primeira ficando totalmente destruída.
— Dentro de casa eles não ouviram nada. Eu fui, chamei e saíram só com a roupa do corpo. Em 77 anos nunca vi isso — disse o homem.
Antônio Cappelari, outro morador da rua, conta que o deslizamento ocorreu de forma rápida.
— Eu tinha saído (de casa), mas quando tava subindo ali e vi que tava descendo tudo. Quando cheguei em casa, já tinha ido tudo pra baixo — conta.
Além das duas casas completamente destruídas, outras residências que permaneceram em pé foram invadidas pela terra.