O tempo seco e a baixa do Rio Taquari permitiram que moradores de Lajeado, no Vale do Taquari, retomassem o processo de limpeza das ruas e das casas. Na manhã desta terça-feira (14), o nível seguia acima da cota de inundação, que é de 19m, mas a água já recuou em diversas ruas do centro da cidade, incluindo pontos que já haviam sido limpos pela população na última semana e agora estão novamente tomadas pela lama.
Luiz Roberto Dias chegou cedo na Rua João Abott para retirar a sujeira da calçada em frente à sua casa. No andar debaixo, fica sua loja de aquecedores. Apesar de querer deixar o local limpo, ele não pretende voltar.
— Nós vamos limpar todo o prédio, deixar ele em condições, mas voltar não voltamos mais. Porque o prédio agora está bastante danificado, principalmente as aberturas. E vai levar tempo, ainda que sequem as paredes para a gente poder fazer uma pintura e colocar móveis novos, em seguida, com a umidade, vai mofar tudo também. Então pelo menos por um ano a gente fica fora daqui — conta Dias, que alugou um apartamento na parte mais alta da cidade e ainda não sabe quando voltará a trabalhar.
Apesar da baixa, a prefeitura de Lajeado ainda não está permitindo o retorno definitivo das famílias desabrigadas. Segundo a Defesa Civil municipal, os caminhões de mudança só devem ser fornecidos quando o Taquari baixar da cota de inundação. A previsão é de que isso ocorra apenas na quarta-feira (15).
Acessos começam a ser liberados
Os municípios que voltaram a ficar ilhados após a nova enchente começam aos poucos a ter acesso por terra. A RS-129 em Colinas ainda está bloqueada por conta de um trecho inundado. A previsão é de que a via seja liberada ainda nesta terça-feira. Já acessos secundários estão desbloqueados desde a madrugada. O caminho permite acesso também a Encantado.
— São estradas vicinais, que permitem o mínimo para poder acessar o município e as demais cidades — afirma o prefeito de Colinas, Sandro Hermann.
Em Roca Sales o acesso está sendo liberado, permitindo chegar à cidade pelas estradas RS-453 e RS-129.
Já a RS-130 segue totalmente bloqueada em razão da queda da ponte sobre o Rio Forqueta, entre Lajeado e Arroio do Meio