Uruguaiana, na Fronteira Oeste, retomou o abastecimento de água parcialmente após ficar pelo menos 13 horas com o fornecimento interrompido. Conforme a empresa BRK, concessionária responsável pelo serviço no município, a previsão é que a situação seja normalizada em toda a cidade até o final desta quinta-feira (2).
A empresa aponta que ainda há cerca de 5% de clientes com oscilação de pressão nas torneiras, o que pode ocasionar falta de água momentânea.
A interrupção ocorreu após uma queda na energia elétrica por volta das 15h dessa quarta-feira (1º). A falta de luz provocou o rompimento da tubulação na captação de água e deixou todo o município desabastecido.
Segundo a BRK, o problema foi registrado na Estação de Captação de Água Bruta no Rio Uruguai, que alimenta a Estação de Tratamento de Água que abastece a cidade. O rompimento de uma peça da tubulação de bombeamento gerou a inundação de toda a estrutura e deixou as bombas e motores elétricos submersos. O poço de sucção tem cerca de 12 metros de profundidade e chegou a ter mais de 8 metros tomados pela água.
O sistema de bombeamento foi paralisado para manutenção e voltou a operar às 4h30min desta madrugada. A água começou a voltar a partir das 6h.