Os dois abrigos de Eldorado do Sul, na Região Metropolitana, foram invadidos pela água nesta sexta-feira (3), e cerca de 2,2 mil moradores terão que ser encaminhados para Guaíba. O Rio Jacuí já invadiu todos os bairros da cidade.
Inicialmente, os moradores estavam sendo levados para o ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental David Riegel Neto. No entanto, a água tomou conta de todo o local. Esses moradores foram transferidos para a Escola Estadual Eldorado do Sul, que também era ponto de acolhimento. Porém, a estrutura também ficou inundada.
Por isso, cerca de 2,2 mil pessoas terão de ser levadas para Guaíba. A cidade vizinha vai abrir a Escola Municipal Arlindo Stringhini para acolher os moradores.
A prefeitura de Eldorado do Sul estima que ao menos 25 mil pessoas são atingidas por conta da cheia. Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, João Ferreira, 90% do município foi afetado. Há relatos de pessoas ilhadas, aguardando por resgate em cima dos telhados.
Em relação às cidades vizinhas, Guaíba e Barra do Ribeiro ainda monitoram o avanço das águas de Porto Alegre. Em Guaíba, cerca de 80 pessoas estão abrigadas no Alojamento Coelhão. Já o município de Barra do Ribeiro registra três famílias fora de casa.