Após a confirmação que a morte de uma mulher de 67 anos, em Eldorado do Sul, ocorreu em decorrência da enchente que atingiu o Estado no último final de semana, subiu para cinco o número de mortos pelas chuvas de novembro. As outras mortes ocorreram em Giruá, Gramado e Vila Flores.
Em Giruá, no noroeste do Estado, a vítima do temporal foi identificada pelo Corpo de Bombeiros como Isabeli Soardi, 26 anos. Ela estava no Ginásio Splendor Sports, que desabou durante a tempestade da última quarta-feira (15). Segundo os bombeiros, ela foi atingida por uma estrutura de alvenaria.
Em Gramado, duas mulheres morreram após uma casa ser soterrada. O caso ocorreu na Linha Marcondes Baixa, na tarde de sábado (18).
Em Vila Flores, município de pouco mais de 3,6 mil habitantes próximo a Veranópolis, na Serra, o corpo de um homem foi localizado a 13 metros de profundidade, no Rio da Prata, pela equipe da Companhia Especial de Busca e Salvamento (Cebs) de Porto Alegre. Luis Antônio Martins teve o carro levado pela força água. Outros dois homens também estavam no mesmo automóvel e conseguiram sair. Eles não tiveram ferimentos.
Giruá
Isabeli Soardi estava no Ginásio Splendor Sports, que desabou durante a tempestade da última quarta-feira (15). De acordo com os Bombeiros, ela foi atingida por uma estrutura de alvenaria.
A jovem era fisioterapeuta e tinha acabado de completar o Mestrado em Atenção à Saúde da Unijuí e Unicruz. Em Giruá, era proprietária de uma clínica e conhecida por incentivar o estilo de vida saudável.
Isabeli jogava padel no ginásio no momento da tempestade. O local reúne também quadras de areia e de futebol. Pelo menos 57 pessoas ficaram feridas no desabamento.
Gramado
Elisabeta Maria Benisch Ponath, 51 anos, e Lidwina Lehnen, 86, morreram após a casa onde estavam ser soterrada por um deslizamento de terra. O caso ocorreu na Linha Marcondes Baixa, na tarde do sábado (18).
Segundo a prefeitura, quatro pessoas residiam no local — duas delas conseguiram sair da moradia e estão bem.
Vila Flores
Luis Antônio Martins, de idade não divulgada, desapareceu após ter o carro levado pela força da água no sábado. Ele foi encontrado sem vida no mesmo dia, por volta das 18h30min, a 13 metros de profundidade, no Rio da Prata, pela equipe da Companhia Especial de Busca e Salvamento (Cebs) de Porto Alegre.
Conforme informações do Corpo de Bombeiros Militar de Veranópolis, outros dois homens também estavam no mesmo automóvel e conseguiram sair. Eles não tiveram ferimentos.
Eldorado do Sul
Uma mulher de 67 anos, que não teve o nome divulgado, morreu dentro de casa na segunda-feira (20) em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana. Segundo João Ferreira, coordenador da Defesa Civil do município, a vítima era uma pessoa acamada e estava em uma residência no bairro Chácara. O local estava alagado.
De acordo com informações preliminares da entidade, bombeiros teriam ido até a casa de barco, na tarde de segunda, para realizar resgates. A moradora teria solicitado que crianças que estavam no local fossem retiradas antes dela. Quando os bombeiros retornaram para socorrer a mulher, ela já teria sido encontrada caída no chão. A equipe teria tentado reanimá-la, mas sem sucesso.
Eldorado do Sul tem mais de 2 mil pessoas fora de casa em razão da enchente.