As atividades de 12 das 19 escolas do município de Eldorado do Sul foram suspensas nesta quarta-feira (22). Segundo a prefeitura, a suspensão se deu por conta da chuva e do aumento do nível da água do Jacuí na cidade. Segundo nota divulgada no site do executivo municipal, a medida busca garantir segurança e bem-estar da comunidade escolar, dos professores e dos demais funcionários das escolas.
O Pronto Atendimento 24 horas e as Equipes de Saúde da Família dos bairros Cidade Verde, Picada, Chácara e Loteamento estão fechados pela enchente. 5,7 mil moradores estão fora de casa no município devido à cheia do rio. Cerca de 5 mil estão em residências de parentes e amigos. Outros 700 estão em abrigos da prefeitura.
Na manhã desta quarta-feira, a apreensão entre moradores da Região das Ilhas aumentou diante da previsão de maior volume de chuva. Ao longo da BR-290, pessoas se acumulam entre acampamentos e veículos estacionados nos acessos para as ilhas, que seguem todas inundadas. Em meio à água, alguns moradores se arriscam para levar e trazer mantimentos ou simplesmente para conferir a situação de suas casas.