Após o grande volume de chuva que atingiu o município de Gramado e outras cidades da Serra até este sábado (18), duas mulheres morreram após uma casa ser soterrada. O caso ocorreu na Linha Marcondes Baixa, na tarde deste sábado (18) e foi oficializado pela prefeitura nesta tarde. Imagens divulgadas pela assessoria de comunicação mostram a terra úmida pela chuva e os destroços da moradia.
Segundo a prefeitura, quatro pessoas residiam no local — duas delas conseguiram sair da moradia e estão bem. As vítimas foram identificadas como Elisabeta Maria Benisch Ponath, 51, e Lidwina Lehnen, 86. O comunicado ainda ressalta que a prefeitura presta solidariedade aos familiares e que segue o atendimento às ocorrências.
Na madrugada, dois homens e uma mulher foram resgatados após o desmoronamento de uma casa no bairro Prinstrop. Eles seriam da mesma família e foram retirados dos escombros, pelos bombeiros, por volta das 5h15min. A residência fica na rua Espírito Santo. De acordo com a Defesa Civil da cidade, os três resgatados tiveram ferimentos leves e foram encaminhados ao Hospital Arcanjo São Miguel.
Situação de emergência
A prefeitura de Gramado decretou, na manhã deste sábado (18), situação de emergência em virtude da forte chuva que atinge a cidade desde ontem. Conforme a administração municipal, parte da área urbana e rural foi afetada por destelhamentos de residências, quedas de árvores, deslizamentos de terra e alagamento.