Lajeado, no Vale do Taquari, teve chuva forte por volta das 22h desta terça-feira (12). O fenômeno durou cerca de 20 minutos, de acordo com os moradores, e acontece dias depois de tempestades e enchentes causarem inundações na região.
Outros municípios da região banhada pelo Rio Taquari também lidaram com o retorno da chuva nesta terça. Arroio do Meio teve queda de granizo também por volta das 22h. As pedras tinham eram de tamanho pequeno. Em Muçum, uma das cidades mais afetadas pela enchente que deixou 47 mortes no Estado, a chuva já havia caído mais cedo. Moradores e voluntários que buscavam limpar casas, estabelecimentos comerciais e ruas tiveram planos frustrados com a precipitação que alcançou a localidade durante a tarde.
Ainda nesta terça-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas vermelhos para a chuva forte no Rio Grande do Sul. Os avisos são válidos para até as 12h de quarta-feira (13). Eles se somam a outros dois, estes da cor laranja, que chamam a atenção para fortes rajadas de vento, mas com duração para até as 10h. A chuva e o vento devem permanecer no Estado até sexta-feira (15), atingindo diversas regiões.
Os alertas vermelhos, que representam grande perigo, são para cidades do Centro, Sul, Vale do Rio Pardo, Norte, Fronteira Oeste, Serra e Região Metropolitana. Os avisos incluem, também, cidades do Vale do Taquari. Já os alertas laranjas, que simbolizam perigo, são para todo o Estado, com exceção do extremo sul, em cidades como Chuí e Santa Vitória do Palmar.