O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas vermelhos para a chuva forte no Rio Grande do Sul. Os avisos são válidos para até as 12h de quarta-feira (13). Eles se somam a outros dois, estes da cor laranja, que chamam a atenção para fortes rajadas de vento, também publicados nesta terça-feira (12), mas com duração para até as 10h da quarta-feira. A chuva e o vento devem permanecer no Estado até sexta-feira (15), atingindo diversas regiões. A diferença entre eles está na área de abrangência.
Os alertas vermelhos, que representam grande perigo, são para cidades do Centro, Sul, Vale do Rio Pardo, Norte, Fronteira Oeste, Serra e Região Metropolitana. O Inmet chama a atenção para chuva intensa, superior a 60 mm por hora ou acima de 100 mm ao dia, com grande risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.
Os avisos incluem, também, cidades do Vale do Taquari, uma das regiões mais atingidas pela chuva da última semana, que deixou dezenas de mortos e milhares de pessoas desalojadas.
Já os alertas laranjas, que simbolizam perigo, são para todo o Rio Grande do Sul, com exceção do extremo sul do Estado, em cidades como Chuí e Santa Vitória do Palmar. Os avisos sinalizam a possibilidade de fortes rajadas de vento, entre 60 km/h e 100 km/h. O instituto alerta, também, para o risco de queda de granizo, corte de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos.
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM), vinculado ao governo federal, está com alertas ativos para cheias em todas as bacias hidrográficas localizadas no Rio Grande do Sul. A situação mais preocupante é no Rio Uruguai, que apresenta Cota de Inundação.
Recomendações
O Inmet sugere que os moradores de áreas atingidas desliguem aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, permaneçam em locais abrigados e protejam pertences da água em caso de inundações. As recomendações também incluem evitar abrigo debaixo de árvores em caso de fortes rajadas de vento, pois há risco de queda e descargas elétricas. Além disso, também não é indicado deixar veículos estacionados próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.