A Defesa Civil do Estado confirmou a 46ª morte em razão das cheias conforme boletim divulgado nesta segunda-feira (11) pela Defesa Civil.
O município de Muçum continua concentrando o maior número de mortes até o momento, com 16 óbitos confirmados. Em seguida, está Roca Sales, com 10 mortes registradas.
Seguem desaparecidas 46 pessoas no Rio Grande do Sul. Há 30 pessoas não localizadas em Muçum, oito em Lajeado e outras oito em Arroio do Meio. A procura e o trabalho de resgate continuam neste domingo.
Também neste domingo chega à região do Vale do Taquari o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, liderando uma comitiva do governo federal com oito ministros. Na visita, Alckmin deve anunciar a ampliação de recursos em socorro às vítimas das enchentes, conforme informou à Rádio Gaúcha.
O presidente em exercício chega a Lajeado no início desta manhã acompanhado por oito ministros. Em seguida, segue para Roca Sales e, na sequência, Muçum. Depois, o grupo retorna a Lajeado para cumprir mais agendas, entre elas, reunião com prefeitos da região e coletiva de imprensa, na Univates, onde serão anunciadas as novas medidas de socorro às famílias e aos municípios atingidos.
Para quem também quiser ajudar, a Defesa Civil está recebendo doações de kits de higiene e de limpeza, agasalhos, roupas íntimas e roupas de cama no momento. Os materiais podem ser entregues na central de doações do órgão, das 8h às 18h, na Avenida Borges de Medeiros, 1.501, em Porto Alegre.
O governo do Estado também criou a conta SOS Rio Grande do Sul, no Banrisul, para receber doações em dinheiro. A chave PIX (CNPJ: 92.958.800/0001-38) já está disponível para que empresas e pessoas físicas possam repassar qualquer valor de forma segura, em um canal oficial.
Os municípios também solicitam voluntários para auxiliar na limpeza de casas, prédios comerciais e vias públicas.
Até o momento, a Defesa Civil também contabiliza 3.13o pessoas resgatadas, 4.794 desabrigados, 20.490 desalojados e 924 feridos. Na relação dos municípios, soma-se 92 prejudicados pelas cheias.
No Rio Taquari, a cheia já pode ser considerada pelo menos a segunda maior da história desta bacia, segundo o engenheiro hidrólogo Franco Buffon, do Serviço Geológico do Brasil.
Confira a relação de óbitos e desaparecimentos:
Óbitos:
- Cruzeiro do Sul: 5
- Encantado: 1
- Estrela: 2
- Ibiraiaras: 2
- Imigrante: 1
- Lajeado: 3
- Mato Castelhano: 1
- Muçum: 16
- Passo Fundo: 1
- Roca Sales: 11
- Santa Tereza: 1
- Bom Retiro do Sul: 1
- Colinas: 1
Desaparecidos:
- Lajeado: 8
- Arroio do Meio: 8
- Muçum: 30